Durante posse, diretores das Escolas Municipais e NEIs assinam Contrato de Gestão

Documento é um instrumento de gestão que coloca no papel, de forma clara e objetiva os deveres e obrigações dos diretores, da Secretaria de Educação, além de estabelecer metas para 2018

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

1-94Os diretores das escolas municipais e dos Núcleos de Educação Infantil (NEI) de Marechal Deodoro, selecionados por meio de um Processo Seletivo Interno, tomaram posse nessa quinta-feira (26). Durante a solenidade, os diretores receberam a portaria que estabelece o calendário letivo e assinaram um Contrato de Gestão.

O Contrato de Gestão é um documento, assinado pelo secretário de Educação, Marcelo Beltrão, pelos representantes da Superintendência de Políticas de Gestão Educacional, e pelos diretores e diretores adjuntos das escolas municipais e coordenadores dos NEIs, que estabelece as funções dos diretores, deveres e obrigações ao longo do ano, além de estabelecer as metas a serem cumpridas no ano letivo de 2018.

A novidade faz parte do pacote de ações do Programa “Educação É Tudo” e, de acordo com o secretário Marcelo Beltrão, tem objetivo de também nortear os novos diretores dentro da política pedagógica da Secretaria e também convocar a comunidade escolar a participar mais da vida escolar dos filhos.

“É uma ideia simples, mas inovadora, onde procuramos colocar no papel de forma clara os deveres e obrigações dos diretores, secretário e superintendente, para que ninguém ultrapasse seu limite, e também informar à comunidade. O pai, quando tiver qualquer tipo de problema na escola, vai saber a quem se reportar”, explicou o secretário.

1-15No documento consta ainda o deveres dos diretores, a exemplo do monitoramento da frequência diária dos alunos, garantir o cumprimento do conteúdo estabelecido para cada turma e avaliar o desempenho dos alunos. Além disso, garantir que os alunos cheguem ao final do ano com as aptidões necessárias para passar para a turma seguinte. Estes deveres e as metas estão discriminadas nos contratos com os diretores das escolas de ensino fundamental I, fundamental II e também no contrato dos Núcleos de Educação Infantil.

“O diretor, com o contrato de gestão, terá um instrumento importante para nortear as ações, inclusive no cumprimento do calendário escolar, das horas aulas mínimas que deve manter o aluno na sala, frequência, tudo para que consiga chegar no resultado. Além disso, também tem a obrigação de realizar reuniões periódicas com os pais e responsáveis pelos alunos. É um instrumento de gestão fantástico e uma arma para ser usada em prol da melhoria da Educação. Não posso dizer que é uma ação inédita, mas desconheço que algum outro município tenha um contrato como este. Agradeço ao prefeito Cacau pela confiança nos nossos projetos”, comemorou o secretário.

Contratos de gestão:

NEI: contrato-de-gestao-ne-modeloi

Escolas 1º ao 5:contrato-de-gestao-1o-ao-5o-modelo

Escolas 6º ao 9º: contrato-de-gestao-6o-ao-9o-modelo

Posse dos diretores

Ao todo, o prefeito Cláudio Filho Cacau deu posse a 17 diretores gerais e 09 diretores adjuntos das Escolas Municipais, além dos 05 coordenadores dos NEIs, 01 diretora de NEI e 01 diretora geral dos NEIs para o triênio 2018/2020.

Os diretores passaram por uma seleção bem criteriosa e democrática, com uma formação antes dos testes e entrevistas, para que eles soubessem seu papel. Com isso, a comissão pode selecionar os candidatos que mais tivessem perfil de direção.

“É uma satisfação muito grande dar posse aos novos diretores. Este é um desafio muito importante para estes educadores. Não adianta a Prefeitura investir em estrutura, reforma de escolas se, lá na ponta, não tivermos uma equipe preparada para atuar junto dos alunos. Vocês são os agentes da transformação da educação de Marechal Deodoro e saibam que podem contar sempre comigo. A bandeira da educação é prioridade, porque Educação é Tudo. Parabéns e bom trabalho a todos”, disse o prefeito.

A solenidade de posse foi prestigiada pelos vereadores Pedrinho Ferreira e Nilson Cabeção, secretários municipais e toda a equipe da Secretaria de Educação.