Cores, artesanato, doces e belas peças compõem o Mercado das Rendas e Bordados de Marechal Deodoro

Além das belezas naturais, o município de Marechal Deodoro também é conhecido pela rica cultura da renda, bordado e pelo trabalho artesanal

Texto: Antônio Carlos Souto/Fotos: Wellington Alves

img_8266Apesar do nome, o Mercado das Rendas e Bordados dispõe de diversas opções de artesanato, que somados à estética da estrutura histórica, por se localizar no Centro histórico de Marechal Deodoro, e preços acessíveis, revela um ambiente agradável, familiar, com características culturais e a cara do povo deodorense. Um lugar pronto para acolher e encantar turistas vindo de todas as partes.

No total, o local dispõe de doze stands, divididos para mais de 25 artesãs e rendeiras das cincos associações do município. Nesses espaços, é possível encontrar desde roupas e acessórios de rendas como o filé e crochê, assim como utensílios decorativos e bijuterias.

O Mercado também dispõe de uma lanchonete com opções de salgados e doces. Além disso, lá oimg_8273 visitante encontra uma bancada expositora com as famosas cocadas da Massagueira, doce considerado patrimônio gastronômico deodorense, com diversos tipos de sabores, como maracujá, morango, coco, coco queimado, doce de leite, jaca, amendoim, goiaba, entre outros.

De acordo com a coordenadora da Associação de Artesãs Mãos Unidas, Jarinete da Silva Alves, conhecida popularmente como Dona Jal, as artesãs devem buscar o diferencial em suas produções com o intuito de conquistar os clientes, sejam os turistas ou os munícipes.

“Ao meu ver, nós artesãs temos que produzir além do que já temos. Nós temos que renovar, na parte do filé, do crochê, estar sempre estudando. Eu fiz o curso de artesanato por três anos, e lá aprendemos a como criar peças, trazer um diferencial, inovar e que agrade o público”, afirmou.

Os valores das peças variam de acordo com o tipo de artesanato. As roupas de filé, desde vestidos longos e curtos a saídas de praias, blusas e peças infantis, variam dimg_8297e 35 a 200 reais, a depender do modelo e tipo de trabalho. Já os acessórios de filé, como marcadores de livro, enfeites decorativos, estojos, porta copos e bolsas, é possível encontrar de 1,50 centavos a 20 reais. Toalhas e caminho de mesas são cobradas na base de 50 a 75 reais.

No espaço também é possível encontrar o artesanato de palha: cadeiras, bolsas, cestas, esteiras, chapéus e utensílios decorativos são encontrados nos valores de 5 a 80 reais, com exceções das cadeiras, que valem em torno de 200 reais.

Dona de uma loja de acessórios e bijuterias, Maristela Sobral, expõe seus materiais no Mercado das Rendas e Bordados e faz o maior sucesso. Ela conta que as vendas são consequências do investimento dela nas peças em que estão em alta. Além disso, ela explica como funciona todo processo construtivo.

“Eu tenho um compromisso comigo de montar de cinco a dez peças por dia. Busco sempre estudar, saber o que está em alta, o que a moda pede e investir nesses acessórios. Nesse verão nós estamos vendo muito a moda do choker e a onda do sereismo, que são acessórios de conchas e perolado. Investindo em o que o povo quer, a gente agrada e vende”, afirmou.

O Mercado das Rendas e Bordados de Marechal Deodoro fica localizado na Rua Doutor Tavares Bastos, de esquina com a conhecida Rua Fechada, e funciona de 9h às 16h, de segunda a sábado.