01 / 12 / 17

Secretaria de Meio Ambiente realiza recolhimento de pneus junto da SEMARH e Defesa Civil

Desde março deste ano, as equipes da secretaria realizam essas coletas, e 25 borracharias já foram cadastradas

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) \ Fotos: Wellington Alves

img_0919A Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, junto a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, realizou na manhã desta sexta-feira (01), a campanha de recolhimentos de pneus. Os pneus foram recolhidos durante todo o ano nas borracharias cadastradas do município.

Desde março deste ano as equipes da secretaria realizam essas coletas, e 25 borracharias já foram cadastradas. No total, 1.300 pneus já foram recolhidos e colocados em um galpão apropriado para o armazenamento. Os pneus recolhidos nesta sexta-feira (01) serão levados para uma borracharia na Chã da Jaqueira, em Maceió. Lá, o material será entregue à empresa Reciclanp, que atua num trabalho de coleta e destinação de pneus que não servem mais para o uso. A coleta dos pneus inservíveis ocorre nos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo e Pilar.

A coleta nos estabelecimentos é realizada uma vez por mês, a fim de evitar o acúmulo dos pneus nas vias públicas e terrenos baldios. O galpão onde os pneus são armazenados é coberto e fechado, que evita o acúmulo de água em seu interior e consequentemente a proliferação de mosquitos.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, o recolhimento dos pneus irão continuar mesmo depois da ação. O secretário orienta ainda que, caso haja alguma borracharia sem o cadastro, o proprietário pode procurar a Secretaria de Meio Ambiente, no Francês.

“Recolher esses pneus tem a importância da parte ambiental e da parte de saúde pública, por conta do mosquito da dengue, já que o pneu na rua é foco para o Aedes Aegipty. Essa campanha visa, coletar os pneus durante todo o ano, então a secretaria vai com o caminhão e recolhe o material. As coletas acontecem todos os meses, no dia 30”, disse.