Prefeitura e Seades entregam Cestas Nutricionais às gestantes de Marechal Deodoro

Ao todo, trezentas e cinquenta e nove gestantes e nutrizes receberam as cestas nutricionais. Solenidade de lançamento do Programa das Cestas Nutricionais e entrega foram realizado no Ginásio Senador Arnon de Mello

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

img_1365 Mais de trezentas gestantes e nutrizes de Marechal Deodoro receberam, das mãos do prefeito Cláudio Filho Cacau e do secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, as cestas nutricionais para gestantes, na manhã desta segunda-feira (04). O evento de lançamento do Programa de Complementação Alimentar para Gestantes e Nutrizes em Situação de Vulnerabilidade Social e Insegurança Alimentar e Nutricional, suspenso há dois anos, foi realizado no Ginásio Senador Arnon de Mello, na Vila Altina.

O programa pretende reduzir a mortalidade infantil e de parturiente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das beneficiárias e suas famílias. Para receber a cesta, as gestantes e mães de crianças com idade entre seis meses e dois anos (nutrizes) precisam estar em situação de vulnerabilidade e inscritas no Cadastro Único.

A cesta é composta de 14 itens, entre eles biscoito, farinha de milho, arroz, farinha de mandioca, macarrão, feijão, leite em pó e aveia em flocos.  Em Marechal Deodoro, 239 gestantes e nutrizes foram beneficiadas com o programa das cestas nutricionais e passam a receber mensalmente. Neste mês de dezembro, além das cestas distribuídas hoje, o prefeito Cacau garantiu a entrega das próximas cestas ainda neste mês, antes do natal.

“Hoje é um dia muito especial pra mim. Além de ser meu aniversário, estou podendo dar este presente às gestantes do nosso município. Agradeço a parceria do governador Renan Filho e do secretário Fernando Pereira, que sempre nos recebeu. Aproveito para parabenizar a equipe da Secretaria de Assistência Social e pedir que busquem ampliar esse cadastro para que mais gestantes possam receber a cesta, que é muito importante para a nutrição delas e dos bebês. Ainda este mês, no dia 22, vamos fazer a segunda entrega. Vocês merecem um Natal em família com uma alimentação digna e saudável”, disse o prefeito.

O vice-prefeito de Marechal Deodoro, Walter Avelino, destacou a importância não só das cestas, mas da parceria entre as secretaria de Saúde e Assistência Social neste processo. “Além de uma alimentação saudável, é preciso que vocês gestantes façam o pré-natal corretamente e todo o acompanhamento necessário após o nascimento do bebê”, disse.

Para o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, a meta do Estado é ampliar o número de gestantes atendidas e contemplar também as mães de crianças de seis meses até dois anos com as cestas. Além disso, o secretário pediu, como contrapartida das gestantes, que façam o pré-natal corretamente.

“Nós já entregamos aqui em Marechal Deodoro a quantidade de cestas para dois meses e ainda este mês o prefeito vai realizar outra entrega. Nós queremos ampliar a quantidade no município e eu desafio as secretarias de Saúde e Assistência a realizar uma busca ativa das gestantes e também de crianças de 6 meses até dois anos em situação de vulnerabilidade social para que também recebam as cestas. Assim, Estado e Prefeitura, juntos, poderemos promover a Saúde da Primeira Infância”, disse o secretário.

Investimentos no município

Durante o lançamento do Programa das Cestas Nutricionais, o prefeito Cacau anunciou vários investimentos no município.

A obra da creche da Terra da Esperança que estava abandonada será retomada. Para isso, a Prefeitura irá investir R$ 900 mil reais em recursos próprios. Também será construída uma nova creche na Massagueira, que irá substituir o NEI Criança Feliz, e uma nova creche da Praia do Francês.

Além disso, o prefeito anunciou a reabertura da Casa da Sopa da Terra da Esperança e a Construção de um Complexo Nutricional no Recanto da Ilha.