Educação é Tudo: Prefeito lança pacote de ações de melhoria da Educação de Marechal Deodoro

Programa foi apresentado pelo prefeito Cacau e conta com investimentos em obras, transportes, laboratórios, climatização, mobiliário, sustentabilidade, entre outros benefícios para os deodorenses

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

img_3682

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Educação, lançou o Programa Educação é Tudo, um pacote de ações que visam a melhoria do sistema de ensino do município. A apresentação do programa foi realizada pelo prefeito Cláudio Filho Cacau, nesta sexta-feira (15), durante uma reunião de prestação de contas com os servidores da Secretaria Municipal de Educação.

O programa conta com investimentos em obras, transportes, laboratórios, climatização, mobiliário, câmeras de monitoramento, presença com reconhecimento fácil e sustentabilidade.

Atualmente, os prédios que abrigam as unidades de ensino, em sua grande maioria não apresentam estrutura que contemple o que preconiza as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBRs). Tendo isso em vista, a prefeitura irá realizar as novas construções visando dar melhorias na qualidade de ensino, para trazer as escolas para mais perto dos alunos e assim atender o padrão de qualidade estrutural.

A rede de ensino utiliza de apenas uma quadra poliesportiva para prática de atividades físicas. No programa está prevista a construção de cinco quadras poliesportivas para melhorar o desenvolvimento do esporte e possibilitar atividades de jornada ampliada e/ou a implantação de escolas em tempo integral e ainda propiciar a aproximação da comunidade das unidades de ensino.

Além disso, a Educação Especial também será beneficiada mais uma vez com um atendimento voltado a inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede de ensino. Será construído um Centro de Referência para pessoas com necessidades especiais que visa atender as crianças e adolescentes oferecendo diversas formas de tecnologias que vão dar assistência para possibilitar a reabilitação e a inclusão social, entre outros benefícios para a Educação Municipal.

A nova proposta apresentada pelo Programa Educação é Tudo, além de investir em infraestrutura, apresenta a necessidade de aquisição de equipamentos que possam tornar a escola ainda mais atrativa para os deodorenses, como climatização, laboratórios de informática, mobiliário e equipamentos novos, e a implantação de reconhecimento facial nas escolas.

O prefeito Cláudio Filho Cacau garante que esse programa dará um novo formato para a educação.

“Nós lançamos o programa neste evento festivo, que vai revolucionar a educação de Marechal Deodoro. Nós faremos além da estrutura física, manutenção predial, reformas. Tudo para garantir aos estudantes deodorenses qualidade para se qualificarem no mercado de trabalho”, disse o prefeito.

img_3630Para o Secretário de Educação, Marcelo Beltrão, os estudantes de Marechal Deodoro, terão de fato qualificação para ingressar no mercado de trabalho.

“Devagarzinho a gente foi moldando a nova cara da educação e esse evento serve para mostrar isso a vocês. O aluno é a figura central de tudo que nós fazemos. Dessa forma, esse programa vai garantir um futuro de qualidade para as nossas crianças, nós ficamos responsáveis pelo resultado que a gente produz. Que a gente consiga reunir todos esses setores que fazem a secretaria de educação para que assim haja harmonia necessária para desenvolver esse trabalho. Produzir bons resultados vai garantir o futuro de Marechal Deodoro”, disse.