01 / 12 / 17

Combate a AIDS: Secretaria de Saúde disponibiliza teste rápido nas Unidades de Saúde

Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

whatsapp-image-2017-12-01-at-09-04-08A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando uma série de campanhas para preservação de doenças. Dessa vez, a Secretaria está atuando na Campanha do Combate à Aids, celebrado em dia 1º de dezembro. Durante todo o mês de dezembro, a Secretaria de Saúde estará realizando diversas ações de combate a AIDS na Unidades de Saúde.

Em Marechal Deodoro, todas as Unidades Básicas de Saúde, realizam o teste rápido, que dura cerca de 30 minutos. Os testes, gratuitos e sigilosos, são realizados pela coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo e após isso, o sangue é colocado em dois dispositivos de testagem para chegar ao resultado.

Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, pesquisas realizadas indicam que existem hoje no Brasil, cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS.  Dentre estas, cerca de 255 mil nunca teriam feito um teste de diagnóstico e por isso, não conhecem sua sorologia.

Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem a doença, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Segundo o Secretário de Saúde, Aérton Lessa, as pessoas têm medo de saber que são portadoras da doença e não realizam os exames. Dessa forma, realizar o teste rápido faz com que o tratamento seja feito mais rápido, tento assim uma vida prolongada.

“Os PSF são os locais mais indicados para fazer o teste rápido, já que a UPA e Unidade 24h são atendimentos de urgência, o teste só é realizado em algumas eventualidades. O HIV está se tornando uma doença crônica e as pessoas têm medo de fazer o teste e descobrir que é portador. Mas, o maior perigo é não saber que tem a doença, então o teste rápido é a solução para isso, pois saber com antecedência pode prolongar a vida”, disse.

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde irá divulgar o calendário de ações do Dezembro Vermelho.