30 / 11 / 17

Secretaria de Finanças implanta sistema para otimização do atendimento no setor de Tributos

Com a implantação do novo sistema, os servidores de tributos terão acesso de forma mais rápida e precisas das informações dos contribuintes por meio da integração dos sistemas

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

_mg_9315A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Finanças, modernizou o sistema de fiscalização tributária do município com o intuito de melhor atender os contribuintes e dar maiores condições de trabalho aos servidores públicos. Para a implantação do sistema, os fiscais estão participando de capacitações.

A iniciativa de modernizar o sistema partiu do Setor de Fiscalização de Tributos, uma vez que há sete anos não havia uma atualização do programa utilizado. Julyesse Tenório, coordenadora do Setor de Tributos de Marechal Deodoro, falou das dificuldades encontradas pelos servidores com o sistema desusado.

“Com o antigo sistema, a maior dificuldade encontrada pelos servidores era adquiri o fornecimento correto das informações dos contribuintes para a checagem e devido atendimento. A gente vinha procurando um meio de facilitar o repasse das informações a quem precisa”, disse.

A partir de agora os dois sistemas utilizados vão se comunicar, cruzando informações, para que possa melhor atender o contribuinte. Além disso, também facilitará o trabalho dos profissionais da fiscalização, otimizando as informações para que se possa desempenhar um melhor atendimento, com informações em tempo hábil e ágil ao contribuinte.

A reunião com os servidores teve o objetivo de apresentar as alterações do sistema e o manuseio do funcionamento do sistema. Quem estava presente foi Alerrandro Nascimento, funcionário efetivo do município no setor de fiscalização tributária. Ele conta os benefícios do novo programa em seu trabalho.

“Com esse implemento da interface a gente vai ter a capacidade de fiscalizar com mais afinco. Agora vai ficar impossibilitado para o contribuinte devedor a emissão da certidão negativa. Vamos conseguir ver de forma mais rápida o devedor, vai dar permissão para que ele possa ter acesso online, emitir guia, fazer sua consulta fiscal”, afirmou.