Prefeitura de Marechal Deodoro lança Programa ID Jovem no município

A identidade garante aos jovens meia-entrada em eventos artísticos-culturais e de esportes

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

_mg_8172A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, lançou na tarde desta terça-feira (07), a Identidade Jovem (ID Jovem), que é um benefício do Governo Federal que possibilita aos jovens acessos de meia-entrada em eventos culturais, artísticos e de esportes, além de garantir vagas gratuitas ou com descontos no sistema de transporte coletivo interestadual.

O lançamento do programa no município aconteceu na Escola Estadual Dona Rosa Paulina da Fonseca, onde os estudantes puderam conhecer o funcionamento do ID jovem e como faz para obter o benefício.  O ID Jovem foi apresentado pelo representante da Secretaria Nacional da Juventude, Emerson Ribeiro.

Além de apresentar o benefício aos jovens, o objetivo da Secretaria de Esporte e Lazer, é garantir que os jovens deodorenses tenham assistência no esporte e no lazer, podendo se divertir sem muitos gastos.

“O ID Jovem garante muitos benefícios para os jovens da nossa cidade, além de ser uma forma de fazer com que a juventude esteja mais empenhada no governo. Quero agradecer ao prefeito Cacau por permitir que possamos levar o lazer para os jovens”, disse o Secretário de Esporte e Lazer, Euclydes Mello Filho.

Para obter o ID é necessário ter entre 15 e 29 anos, e a renda mensal da família precisa ser de até dois salários mínimos. Além disso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com as informações atualizadas há pelo menos dois anos.

Durante o lançamento, o prefeito Cláudio Filho Cacau destacou a importância dos benefícios para os jovens do município.

“Vocês que estão aqui hoje, são o futuro da nossa cidade, por isso é necessário investir sempre nos jovens. São 6927 jovens que poderão aderir a esse benefício, além do auxílio que dará para nossos jovens atletas que precisam viajar constantemente. Quero agradecer ao secretário Euclydes Mello Filho, por tudo que vem fazendo pela juventude deodorense. Agradecer ao representante da Secretaria Nacional da Juventude Emerson Ribeiro por trazer e apresentar o ID Jovem para vocês”, disse.

_mg_8146O nadador André Luís já tem o ID jovem há dois meses e garante que esse auxilio está tendo grande importância, já que precisa viajar constantemente. “Minha última viagem foi para Fortaleza, com o apoio da prefeitura e o auxílio do ID jovem, eu pude diminuir nos gastos com as passagens”, contou André.

O Secretário de Educação, Marcelo Beltrão ressaltou a importância da educação e da juventude no município. “Acredito muito na força da juventude, e são esses momentos que vemos a importância do jovem na nossa sociedade, portanto nosso objetivo é capacitar esses estudantes, para que sejam o futuro da nossa sociedade. O ID jovem é mais um benefício que vocês conquistaram”, disse.

Para realizar a inscrição, é necessário procurar a Secretaria de Esporte e Lazer, localizada na Rua Comendador Firmo Lopes, no bairro da Poeira (antigo PSF). Caso ainda não seja cadastrado no Cadastro Único, os jovens devem procurar a Secretaria de Assistência Social, e depois ir na Secretaria de Esporte e Lazer. Para mais informações: 99190-6701.

O ID Jovem tem validade de 180 dias. Para os jovens que forem utilizar a identidade por aplicativo precisa revalidar o documento por aplicativo ou no site do ID Jovem, já para quem utilizar o documento impresso, precisa imprimir o documento gerado.