Prefeitura de Marechal Deodoro inaugura inaugura Unidade de Saúde do povoado Riacho Velho

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

01-72Durante os festejos de Santa Rita de Cássia no povoado de Riacho Velho, comemorado neste sábado (18), o Prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, inaugurou a Unidade de Saúde da comunidade. Agora os moradores do Riacho Velho e comunidades vizinhas poderão contar com atendimento médico e odontológico, entre outros serviços.

A Unidade de Saúde do Riacho Velho é um grande sonho dos deodorenses que moram no povoado. O posto já está em funcionamento, com atendimentos de terça à quinta-feira, com consultas médicas, odontológicas, sala de vacinação, sala de curativo, farmácia e uma equipe de enfermeiras capacitadas.

Nos outros dias, os usuários poderão dispor de atendimento no PSF da Rua Nova, Massagueira.

No geral, serão 120 consultas médicas, 100 atendimentos de enfermagem e 80 atendimentos odontológicos, totalizando em mais de 300 atendimentos mensais, com foco em atender as necessidades básicas de saúde da comunidade. Além disso, o posto também oferecerá exames de rotina, como os citológicos.

Com recursos próprios orçados em 297 mil reais, as obras estavam embargadas por uma dívida da antiga gestão, avaliada em 90 mil reais, à construtora responsável pela obra. Com apenas um mês de mandato, Cacau pagou a dívida, assinou a ordem de retomada das obras e hoje entregou a unidade pronta.

“Estruturalmente, o posto não é tão grande quanto a Unidades 24h ou a UPA, mas eu sei da sua importância para a comunidade. E pra mim, é uma felicidade imensa em vir aqui e fazer jus a minha promessa, que era retomar as obras e entregar ao povo do Riacho, que eu tenho um carinho enorme, essa unidade de saúde”, disse o prefeito.

A unidade também dispõe de dois agentes de saúde que utilizam tecnologia móvel para visitar as casas da região, com acompanhamento da equipe de enfermagem.

Durante a entrega do posto, a moradora Margareth Maria, agradeceu ao Prefeito Cacau por cumprir com a promessa da construção do posto, além disso, expressou a felicidade dos nativos em receber o feito.

“Estamos magnificamente felizes, e ao mesmo tempo vitoriosos. Aconteceu que esse tão almejado posto fosse entregue na gestão do Cacau em tão curto espaço de tempo, perante as inerentes dificuldades do Executivo Municipal. Assim sendo, ele demonstrou uma fantástica habilidade de inteligência, de homem público sério, de coragem e de palavras sem rodeios. Ele cumpriu!”, afirmou.