Prefeitura de Marechal Deodoro e Ibratin firmam parceria para recuperar fachadas de casas no Centro Histórico

Projeto de requalificação surge no âmbito da 8ª Festa Literária de Marechal Deodoro; O casarios serão pintadas até o evento, que acontece entre 22 e 25 de novembro

Texto: Felipe Miranda/Fotos: Wellington Alves

_mg_9142 No Centro Histórico de Marechal Deodoro não há um prédio moderno se quer. Dos mercadinhos às repartições públicas, tudo acontece e respira em casarios antigos. À beira do maior complexo lagunar que já se viu, a primeira capital de Alagoas é sinônimo de história. História que reverbera nas centenas de construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (IPHAN). No âmbito da 8ª edição da Festa Literária de Marechal Deodoro, uma parceria firmada entre a Prefeitura do município e a Ibratin vai deixar muito mais colorido o evento marcado para o fim deste mês.

O Centro vai ganhar novas cores. A iniciativa surge com o objetivo de requalificar o perímetro onde se encontra a maior concentração de casarios históricos da cidade. Quem explica é o curador da 8ª Flimar, o secretário de Comunicação de Marechal Deodoro, Lininho Novais. “O projeto foi um pedido direto da Prefeitura para requalificar um trecho que estava se deteriorando por causa das ações do vento e chuvas. A Imbratin abraçou de imediato a ideia de se tornar não só parceira da Flimar, como também ser responsável por essa reforma de valor histórico.”

Inicialmente serão contempladas as casas do perímetro onde acontecerá a Festa Literária. A região foi priorizada pela proximidade com a área de realização da Flimar. “As pinturas terão início nesta semana. Numa primeira etapa serão revitalizadas 26 casas”, conta a Superintendente da Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico de Marechal Deodoro, Fernanda Gueiros. Para que a ideia saísse do papel foi feito um estudo e a elaboração de um projeto para aprovação no Iphan.

“Como estamos em um perímetro de tombamento federal, foi necessário conseguir a aprovação dos moradores e do instituto. Fotografamos cada uma das casas e definimos cores de alvenaria, elementos e esquadrias, por exemplo”, explica Fernanda.

Na área de 6.400 m² contemplada com a iniciativa, os prédios mais importantes são as igrejas, que além de tombadas, são sinônimo de histórias que só elas podem, de fato, contar. Representações físicas de épocas e costumes que Marechal se empenha em proteger.

Caso a solicitação de pintura seja aprovada pelo Iphan, as igrejas que receberão pintura são a Igreja Santa Maria Madalena e o Convento de São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Igreja do Senhor do Bonfim, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, o Conjunto do Carmo e a Igreja de Nossa Senhora do Ó.

FLIMARZINHA

A Imbratim também está envolvida na etapa da Flimar que é dedicada às crianças. Durante as atividades do projeto “Flimarzinha nas Escolas”, que envolve estudantes de escolas públicas e particulares da rede municipal e estadual de ensino, a marca de tintas é a responsável pelo patrocínio de material e estrutura física para as oficinas de pintura. Entre os dias 23 e 25 de novembro, a Tenda Flimarzinha vai expor as melhores criações assinadas pelos pequenos.

“Aproveitamos o diálogo sobre a pintura dos casarios para propor uma parceria, também, com a Flimarzinha. Com a Imbratin, as crianças da educação infantil estão despertando para suas vocações artísticas. Estamos felizes na confiança depositada na Flimar como um caminho para fomentar a cultura em Marechal”, conclui o secretário Lininho Novais.

O EVENTO

A 8ª edição da Festa Literária de Marechal Deodoro é uma realização da Prefeitura de Marechal Deodoro, com patrocínio do Governo de Alagoas, Caixa Econômica Federal e Sebrae. O apoio da vez fica por conta da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e da Devassa. São parceiros do evento as editoras Seguinte e Sextante, o Instituto Federal de Alagoas, o Sesc, a distribuidora BêaBá e a Imbratin. O evento acontece entre os dias 22 e 25 de novembro, no centro histórico da cidade.