Prefeitura capacita funcionários do PSF da Barra Nova e Santa Rita

Os treinamentos estão sendo realizado nos PSF que foram reformados, para que torne o trabalho das unidades de saúde mais eficaz e de melhor qualidade

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

A prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais um treinamento de acolhimento humanizado e classificação de risco. Desta vez, a capacitação aconteceu com as equipes dos PSF da Barra Nova e Santa Rita.

Os treinamentos realizados pela Secretaria de Saúde têm como objetivo mudar o formato de atendimento e está sendo realizado nos PSF que foram reformados, preparando os servidores para a reabertura, visando tornar o trabalho das unidades de saúde mais eficaz e de melhor qualidade.

O treinamento é feito após a implantação da classificação de risco, que visa humanizar e melhorar o acolhimento a população. Quando feita a implantação, o PSF passa a ter melhor preparo para atender pequenas urgências, e ampliar a variação de medicações injetáveis, material de pequenas suturas, e casos de menor complexidade serão resolvidos no local.

A capacitação é feita com todos os funcionários dos PSF, desde a pessoa da limpeza até o médico. Com esse treinamento e o fluxograma instalado, é possível ver a classificação de risco que o paciente se encontra.

Para que o treinamento aconteça, é preciso que o PSF já esteja com o prontuário eletrônico funcionando, para que assim possa ter a classificação de risco.

“Esse treinamento teve como abordagem o acolhimento, humanização e a classificação de risco dos usuários, implantando um novo método de atendimento, será um novo formato de atender. Estas foram as primeiras de várias que vamos realizar, para qualificar cada vez mais os servidores e melhorar o atendimento à população”, afirmou o secretário de Saúde, Aérton Lessa.