20 / 11 / 17

Prefeitura amplia número de vagas para consultas com pediatra e obstetras em Marechal Deodoro

Aumento de vagas aconteceu após modificações no atendimento de urgência e emergência, deslocando médicos especialistas para o Centro de Especialidades

Texto: Antônio Carlos Souto/Fotos: Hiarlley Sabino

_mg_9152Após a reformulação no fluxo de atendimento na saúde pública do município, a Prefeitura de Marechal Deodoro conseguiu aumentar o número de vagas para consultas nas áreas de pediatria e obstetrícia, no Centro de Especialidades Professor Estácio de Lima, conhecido como Posto Central.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de outubro a novembro, os números de vagas para pediatras passaram de 120 para 880, um aumento de mais de 700 consultas mensais.

Para ter acesso, os pacientes devem procurar a Unidade de Saúde da sua comunidade e agendar a consulta. Em cada posto de saúde, os números de autorização para o atendimento de pediatras aumentaram de 6 para 36 consultas mensais, já para obstetrícia de 12 vagas para 36.

Todos atendimentos são realizados no Centro de Especialidades Professor Estácio de Lima, também conhecido como Posto Central, que fica ao lado da Unidade 24h. Além de pediatria e obstetrícia, os deodorenses podem contar com o atendimento de Cardiologia, Ginecologia, Angiologia, Dermatologia, Psiquiatria, Ortopedia, Urologia, Oftalmologia, Pneumologia, Otorrinolaringologia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Clínico Geral.

O secretário de Saúde, Aérton Lessa, explicou que nos casos de urgência e emergência, o usuário deverá procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizado na Praia do Francês, ou a Unidade Mista de Saúde 24h, que fica na ladeira Ladislau Neto, Centro da cidade. No local, crianças, idosos e adultos devem ser atendidos pelo clínico geral. A partir daí, caso seja necessário, o médico plantonista encaminhará o paciente para um especialista.

“Estamos entrando no formato do Ministério da Saúde. Antes nós tínhamos pediatras e obstetras nos atendimentos de urgência. Então a gente tirou o pediatra e o obstetra dessa unidade e o colocamos a disposição da população como especialidade, aumentando o número de consultas”, afirmou.