17 / 11 / 17

Marechal Deodoro sedia Jornada Pedagógica de Música

 

Os cursos estão acontecendo em todas as filarmônicas, no conservatório e em algumas igrejas do município

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

_mg_8570A cidade de Marechal Deodoro está sendo palco da Jornada Pedagógica, realizada por professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Associação Brasileira de Musicologia e o Sesc Alagoas. O evento é um intercâmbio de bandas para dividir experiências.

Na Jornada Pedagógica, estão sendo oferecidos cursos e oficinas de instrumentos e manutenção, regência, educação musical. Sendo um evento acadêmico de extensão da UFAL, busca realizar atividades artísticas e cientificas, todas voltadas para bandas de músicas.

Além disso, nas noites da Jornada, também é realizado Conserto Solene de Música. Na noite desta sexta-feira (17), acontecerá um conserto de piano com um pianista da UFAL.

Para os músicos deodorenses, essa jornada traz novos conhecimentos e técnicas para que se desenvolvam ainda mais na profissão. Os cursos estão acontecendo em todas as filarmônicas, no conservatório e em algumas igrejas do município.

Ainda no final do curso, os músicos vão receber certificado com chancela federal, que pode contribuir em toda a vida profissional do músico.

Para o Secretário de Cultura, Diego Lima, receber essa Jornada é de extrema importância não só para o músico, mas para todos os deodorenses.

“Nós já tínhamos uma programação para a semana do músico, e a Jornada Pedagógica veio para contribuir ainda mais com isso. Em sete meses de gestão, o músico está sendo realmente valorizado”, disse.

Para o auxiliar de produção e professor de música da UFAL, Flávio Ferreira, a Jornada Pedagógica, tem muito a contribuir para os músicos de bandas, não só da cidade, mas de toda a região Nordeste.

“Nós escolhemos Marechal Deodoro, porque é uma cidade reconhecida no estado pela tradição musical. Por ter cinco filarmônicas e tem de fato esse movimento de música, interesse pela música, não só dos músicos, mas de toda a comunidade”, disse o auxiliar de produção.