07 / 11 / 17

Idosos que recebem o benefício do BPC devem se cadastrar no Cadastro Único até 31 de Dezembro; Confiram o Calendário

No município 841 idosos são beneficiados com o BPC, 490 já realizaram o cadastro; Quem não realizar o cadastro poderá perder o benefício no ano que vem

Texto: Sthefane Ferreira (Estagiária)

whatsappimage20170926at13-04-06A Secretaria de Assistência Social, está realizando o cadastro dos idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ainda não estão incluídos no Cadastro Único. O cadastramento deverá ser realizado até o dia 31 de dezembro de 2017, sob o risco de perder o benefício.

Para realizar o cadastro, é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. Além de realizar o cadastro na secretaria, as equipes da Assistência Social, estão fazendo os cadastros em bairros e comunidades que possuem PSF, já os que não tem, o cadastro é feito por meio de visita nas casas dos idosos.

Para os idosos que recebem o BPC e que já estão no Cadastro Único, é necessário atualizar os dados sempre que houver modificação na família, como mudança de endereço e alteração na composição familiar.

A desatualização do cadastro poderá acarretar em suspensão do benefício. As pessoas com deficiência, que sejam beneficiárias do BPC, deverão fazer seu cadastro apenas o ano de 2018.

No total, o município possui 841 idosos beneficiados com o BPC, e já foram cadastrados 490. O objetivo da Secretaria é conseguir cadastrar todos até o final deste mês.

O BPC é um benefício que garante a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade, mesmo que não tenha contribuído para a Previdência Social.

A Secretaria de Assistência Social ressalta que é importante que os idosos beneficiados com o BPC faça o Cadastro Único, porque além de garantir o benefício do BPC no ano que vem, o beneficiado ainda vai ter acesso a vários benefícios sociais como: Tarifa de energia reduzida; cadastro de prioridade para aquisição de casas populares em caso de pagar aluguel”, disse.

Para realizar o Cadastro, os idosos podem comparecer à Secretaria de Assistência Social, de segunda a sexta, das 08h às 14h. Nas próximas semanas, a Secretaria também estará realizando o cadastro em algumas comunidades, para facilitar o acesso.

Confira onde serão feitos os próximos cadastros:

9 e 10/11: 8h às 14h- Massagueira – No PSF

18 e 19/11: 8h às 14h- Fazendas