Hugo Novaes e Chico de Assis roubam cena em noite de cordel e bate-papo

Ator alagoano se encontrou com dono do perfil @1tema1minuto1poema para discutir regionalismo e influências nordestinas na poesia

Texto: Felipe Miranda/Fotos: Hiarlley Sabino e Wellington Alves

imgl5740Ao lado do ator Chico de Assis, o alagoano Hugo Novaes, nome por trás do perfil @1Tema1Minuto1Poema, transformou o centro de Marechal Deodoro em pura festa de amor à Alagoas. Juntos, eles soaram amor e regionalismo durante a noite de encerramento da 8ª Festa Literária de Marechal Deodoro. Voltando-se para as origens nordestinas, a noite foi de muito verso, prosa e orgulho nordestino.

Para o ator Chico de Assis, que integrou o elenco da novela “Velho Chico”, da Rede Globo, e atualmente é parte do elenco fixo do espetáculo “O Diário de Anne Frank”, festas literárias são instrumentos imprescindíveis para a disseminação da história local. Em especial, o ator e diretor teatral chamou atenção para a Flimarzinha, parte da Flimar voltada para o público infantil. “Eventos como esse são importantes para promover encontro de autores e leitores. Mas o fato de existir um contato mais próximo com as crianças faz da festa algo grandioso. Fomentar o acesso à leitura é tudo que importa”, disse.

E o público foi só aplauso. Recitando trabalhos de nomes como Jorge de Lima, Sidney Wanderley, Zé da Luz e José Paulo, Chico de Assis pareceu ser amigo de infância de Novaes. Ele não titubeou ao declarar sua admiração pelo poeta da nova geração. “Hugo tem um trabalho lindo divulgando nossa poesia. Ele é um intérprete e poeta incrível.”

Com mais de 40 mil seguidores no Instagram, Hugo tem viajado o país para se apresentar em eventos sobre poesia e literatura de cordel. Durante a mesa-redonda ele recitou textos próprios sobre temas como sonhos, vaquejada e amizade – este último, carro chefe do @1tema1minuto1poema. “Amigo é corrimão para subir escada, amigo é amigo nas horas sérias e nas de brincadeiras. Amigo é para melhorar o que está ruim”, disse. Um dos momentos mais bonitos da noite foi quando eles relembraram versos do Sapateiro Tio Tonho, cordelista do município de Atalaia que teve importante relevância para o cenário em Alagoas.

“A percepção que tenho é que nunca faltou acolhimento para a poesia. O que faltou foi a própria poesia. Mas por outro lado, a poesia nunca me mostrou que eu poderia viver dela. A internet teve papel fundamental nesse processo. Ela me deu a possibilidade de me dedicar paralelamente a outras coisas. Mas aí fui pescado pela sede da população em novos poetas e poesias. Aqui estou”, pontou Novaes.

Durante a mesa-redonda da dupla, o cordelista Jorge Calheiros fez participação especial, recitando cordéis e textos próprios. Não houve gente que não bateu palma e sorriu de orelha a orelha. É, a Flimar conseguiu feitos incríveis em quatro dias de programação.

VEM POR AÍ

Hugo Novaes vai lançar livro e já temos data e título. “Poetizando” será publicado em janeiro repleto de poesias incompletas. “Eu comecei cada um desses textos e agora o público precisa terminá-los. A ideia é essa. Não vejo a hora de apresentar o resultado para vocês”, disse o escritor.