Com apoio da Prefeitura de Marechal Deodoro, estudantes deodorenses disputam Olimpíada Brasileira de Robótica em Curitiba

Os alunos se classificam após conquistarem o primeiro lugar na etapa estadual e vão competir com mais 140 mil inscritos de todo o Brasil. Equipe BigTeam tem como treinador o bicampeão alagoano robótica Matheus Lima

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

whatsapp-image-2017-11-07-at-15-30-59Os integrantes da equipe Big Team, alunos da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo, já estão em Curitiba onde iniciam nesta quarta-feira (08) a disputa na Olimpíada Brasileira de Robótica. Os estudantes, acompanhados do instrutor Matheus Lima e da diretora da escola, professora Jailde Barros, viajaram nessa segunda-feira (06), com o apoio da Prefeitura de Marechal Deodoro, que arcou com passagens e estadia.

Os estudantes Phelipe Gusmão, Petrus Bispo e Jean Honorato, junto com seu instrutor, vão disputar com mais 140 mil inscritos em todo o Brasil.

A equipe Big Team, umas das três equipes alagoanas na disputa, foi classificada na etapa estadual com uma que simulava um desastre natural. Tanto a Big Team, outras duas equipes também da Escola Araújo Lobo, Sky Fug e a Skyambas foram treinadas, de forma voluntário pelo ex-aluno do EBEP, do Sesi e Senai, Matheus Lima. Matheus era integrante da equipe de robótica TecMade que teve a iniciativa após ter participado e ganhado dois anos seguidos a etapa estadual da OBR e disputado campeonatos mundiais em outros países, os alunos produziram um robô para atuar no resgate de pessoas em catástrofes naturais.

A disputa acontecerá a partir desta quarta-feira e segue até o sábado, dia 11. Dessa vez a equipe terá um novo desafio, porém o objetivo será o mesmo. O circuito do robô será quatro vezes maior que a da etapa estadual. Por ter um maior nível de dificuldade, os alunos fizeram adaptações nas partes físicas e na programação do robô, para que seja ainda mais ágil na competição.

Se classificados na etapa nacional, que conta com mais de 140 mil inscritos, os alunos ganharão vaga para o campeonato mundial, que ocorrerá no próximo ano, em Toronto, no Canadá.