Após readequação, Mercado das Rendas e Bordados é inaugurado em Marechal Deodoro

A Secretaria de Cultura junto com as rendeiras e a comunidade realizaram um trabalho de três meses, para dividir stands e peças das associações

Texto: Sthefane Ferreira (estagiaria) / Fotos: Wellington Alves

01-31A cultura de rendas na cidade de Marechal Deodoro é passada de mãe para filha, vó para neta, e é fonte de renda de muitas deodorenses. Tendo isso em vista, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Cultura, realizou a readequação do Mercado de Rendas e Bordados. A inauguração aconteceu na noite desta quarta-feira (22), durante a abertura da 8º edição da Festa Literária de Marechal Deodoro.

Com o objetivo de modernizar o espaço e dar melhores condições de trabalho para as rendeiras, a Secretaria de Cultura junto com as rendeiras e a comunidade realizaram um trabalho de três meses, para dividir stands e peças das associações, lanchonete e área de convivência para as rendeiras.

Depois da readequação, as artesãs terão agora onze stands, que vão ser divididos entre as cinco associações. Além disso, o mercado passou por manutenção elétrica e hidráulica. Antes da requalificação, era comercializado apenas rendas, agora passará a ter, rendas, bordados e artesanatos.

Após a inauguração o mercado volta a funcionar normalmente das 9h00 às 16h00. Nos dias da Feira Literária de Marechal Deodoro (Flimar), o mercado ficará aberto em horário especial, das 14h00 às 21h00.

Para o Prefeito Cláudio Filho Cacau, as rendeiras não vão mais produzir rendas e vender no Pontal, segundo ele, as vendas dos artesanatos serão ampliadas, beneficiando ainda mais as artesãs.

“Entregamos o mercado, que estava fechado e com muita dificuldade. A readequação foi feita totalmente com recursos próprios, abrimos as portas para poder mostrar nosso artesanato, nossa cultura. As rendas feitas por essas mulheres nos dão muito orgulho, dessa forma vamos ampliar as vendas”, disse o prefeito.

Para a rendeira, Loren Eliete, a readequação do mercado vai garantir não só para ela, mas para todas as rendeiras das associações, melhores vendas e condições de trabalho, o turista de fato vai visitar o mercado e comprar as rendas, artesanatos e bordados.

“A gente estava sem movimento, passando meses sem vender peças. A estrutura melhorou em tudo, agora vamos ficar mais organizadas, e muitas artesãs não tem onde comercializar, e esse é o local ideal. É graças ao nosso secretário Diego Lima, estamos com o nosso mercado pronto para receber turistas”

Para o Secretario Diego Lima, a requalificação do mercado foi um trabalho conjunto com a comunidade, artesãs e a Prefeitura de Marechal. “Passamos três meses trabalhando para que juntos pudéssemos, entregar o mercado como elas merecem, graças ao empenho da nossa comunidade, hoje temos um mercado devidamente adequado para receber turistas. Quero muito agradecer e de forma especial às empresas  E-palets e BBA, que foram nossas parceiras e agradecer demais aos amigos do vale, que foram voluntários nessa ação junto comigo e a equipe da Prefeitura”, disse.