15 de Novembro: Prefeito Cláudio Filho Cacau entrega manutenção predial da Unidade Mista 24h

A Unidade 24 horas passou por uma manutenção em todo o prédio, recebeu equipamentos novos, foi informatizada e terá acolhimento humanizado e com classificação de risco

Texto: Izabelle Targino e Antônio Carlos Souto/Fotos: Wellington Alves

img_0436No dia em que o país comemora 128 anos de Proclamação da República, o município de Marechal Deodoro se transformou na capital do Estado. Após as solenidades de instalação da sede do Governo no Palácio Provincial e de lançamento do Selo Comemorativo, realizado pelos Correios, o prefeito Cláudio Filho Cacau entregou aos deodorenses a Unidade Mista de Saúde José Carlos Gusmão, a Unidade 24h.

A Unidade 24h passou por uma manutenção predial completa, com novas portas, revestimento na cerâmica, revisão em toda a parte elétrica e hidráulica, e nova iluminação em toda a unidade, além da reestruturação nas paredes danificadas por infiltrações. Além disso, foram instaladas portas vai e vem, que dão acesso mais rápido para as salas de atendimento e divisórias que separam as salas de atendimento, trocas de portas e reformas nos banheiros. Uma obra realizada com recursos do município, no valor de R$129 mil reais.

Além disso, a Unidade passa a funcionar com um novo método de acolhimento humanizado e classificação de risco, que prioriza os casos de mais urgência e dá melhores condições aos usuários.

A Unidade também recebeu mobília nova e equipamentos modernos e um método antes nunca visto no município, o Desfibrilador Automático Externo (DEA), que diagnostica automaticamente alguns problemas cardíacos, a uma sala de cirurgia para pequenos procedimentos.  Além disso, até o final deste mês, o 24h está completamente informatizado, com implantação do prontuário eletrônico e sistema de chamada por senha.

“O 24h estava com uma estrutura insalubre, desumana. Vimos essa necessidade de reformar e dar mais condições, para que o atendimento básico seja dado com mais qualidade e do jeito que o povo deodorense merece. Vai melhorar o atendimento aos usuários e também dando melhores condições de trabalho para os funcionários da saúde”, destacou o prefeito Cláudio Filho Cacau.

_mg_9817Após o descerramento da placa, realizada pelo prefeito Cacau, governado Renan Filho, secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, secretário municipal de Saúde, Aérton Lessa, as autoridades presentes realizaram uma visita no prédio para conhecer as novas instalações.

Quarteirão da Saúde

Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde, Aérton Lessa, apresentou aos presentes o Quarteirão da Saúde, um projeto municipal que vai criar uma estrutura de Saúde integrando a Unidade 24h, Maternidade, uma casa de Saúde da Mulher, Centro de Especialidades, e um Centro de Diagnósticos, beneficiando toda a população deodorense.

“O Quarteirão da Saúde vai contar com uma estrutura de média complexidade, onde o município vai ter condições de dar uma resolutividade aos problemas dos deodorenses, dando suporte à Upa e alguns municípios da região. Nós queremos cumprir o nosso papel de colaborar com o Estado”, disse o secretário.

FOTOS:

Instalação da Sede do Governo em Marechal