27 / 10 / 17

Sorriso na Escola: Projeto piloto realiza tratamento bucal em crianças na Escola Silvério Jorge

Idealizado pela dentista da UBS do Denison Amorim, projeto visa tratar cáries de forma indolor em alunos na própria escola

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

img_6404Crianças da Escola Municipal Silvério Jorge, localizada no Povoado Pedras, receberam atendimento odontológico realizado na própria escola. A iniciativa faz parte do projeto Sorriso na Escola, idealizado pela dentista da Unidade de Saúde do Conjunto Denison Amorim, o Programa de Saúde na Escola, em parceria com a Unit.

Durante toda a manhã dessa quinta-feira (27) os alunos, crianças com idade entre cinco e seis anos, fizeram tratamento com a Técnica de Restauração Automática, que não usa anestesia, é indolor e não invasivo.

De acordo com a idealizadora do projeto, a dentista Priscyla Rezende, a ideia surgiu após observar, durante as visitas de rotina às escola, que uma grande quantidade de alunos apresentava problemas com cáries nos alunos.

“Nas nossas visitas de rotina, começamos a observar que muitas crianças, principalmente as menores, tinham cáries. No primeiro momento, passei deixar na escola o encaminhamento para que os pais levassem as crianças na Unidade de Saúde, mas como não tivemos retorno, pensamos em fazer o procedimento na escola. Nosso objetivo é evitar que as crianças percam os dentes de leite de forma precoce”, disse a dentista.

Antes do atendimento, a equipe informou à coordenação da escola e aos pais dos alunos, que assinaram o termo autorizando o tratamento.

O Sorriso na Escola é um projeto piloto que, neste primeiro momento, será realizado apenas com os alunos menores da Escola Silvério Jorge. Entretanto, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde pretende levar a experiência dos profissionais do Denison Amorim para as demais unidades do município, por meio do Programa Saúde na escola.

“Nós viemos na escola hoje para acompanhar a realização das atividades e tempos a intenção de levar para outras unidades de saúde, junto com o PSE. O projeto é bem simples, mas com um resultado muito grande, pois as crianças conseguem estreitar os laços com os dentistas e perdem o medo. A Secretaria dispõe do material necessário e nós podemos contar com os estudantes da Unit, que é parceira no projeto”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal, Lívia Alana Lopes

Saúde Bucal na Escola

As ações de saúde nas escolas do município são uma rotina e fazem parte do Programa de Saúde na Escola, que integra as secretarias de Saúde e Educação de Marechal Deodoro.

Uma vez por mês, as dentistas das Unidades de Saúde do município vão até as escolas onde realizam, com os alunos, escovação supervisionada, orientação sobre o uso do fio dental, aplicação de flúor, além e palestras educativas sobre os cuidados com a saúde bucal.