Secretaria de Assistência Social efetua ações de combate ao trabalho infantil

A segunda etapa da ação será feita junto com o Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Conselho Tutelar

Texto: Sthefane Ferreira (Estagiária)

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Conselho Tutelar do município reiniciou as ações de combate ao Trabalho Infantil no município.

Na primeira etapa, as equipes estiveram na Feira Livre de Marechal Deodoro e também na Praia do Francês, para fazer a observação dos locais e da quantidade de crianças realizando trabalhos irregulares.

Após essas observações, durante um mês, as equipes estiveram na feira livre realizado um cadastro das crianças. Por meio deste cadastro, a secretaria obtém todas as informações sobre as crianças, onde moram, onde estudam e os nomes dos pais.  De acordo com a Secretaria de Assistência Social, além de realizar o trabalho de entrega das compras, algumas crianças ainda descarregam caminhões de mercadoria por horas.

Além da feira, essa primeira etapa também foi realizada na Praia do Francês. No último domingo (01), as assistentes sociais na praia onde realizaram o cadastro das crianças.

A segunda etapa da ação será feita junto com o Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Infraestrutura, para que juntos possam formar a Comissão, seja elaborados projetos e políticas públicas voltado para o combate ao trabalho infantil.