Prefeitura de Marechal Deodoro lança programação da Flimar 2017

Solenidade oficial de lançamento acontece na noite desta quarta-feira (18), no Claustro do Convento de São Francisco, em frente à Praça Pedro Paulino. Durante o evento, será apresentada a programação e nomes já confirmados

Texto: Izabelle Targino

whatsapp-image-2017-10-16-at-22-16-03A Prefeitura de Marechal Deodoro realiza, na noite desta quarta-feira (18), o lançamento oficial da 8ª edição da Festa Literária de Marechal Deodoro, a Flimar 2017. A cerimônia será realizada no Claustro do Convento de São Francisco, em frente à Praça Pedro Paulino, e reunirá artistas deodorenses, autoridades, patrocinadores e membros dos governos estadual e municipal, além do homenageado.

A Flimar, que acontece entre os dias 22 e 25 de novembro, foi repaginada, ganhando novas dimensões, e vai valorizar e prestigiar os artistas locais. Com o tema “Cultura da Escrita à Música”, a edição 2017 da Festa Literária irá homenagear duas grandes personalidades de Marechal Deodoro: Aureliano Cândido Tavares Bastos e Nelson dos Santos, o Nelson Rabeca.

Durante quatro dias, os participantes irão mergulhar no mundo da literatura, da música e das manifestações culturais. A programação é vasta e conta com mesas redondas, bate-papo culturais sobre diversos temas, sarau, exposições audiovisuais, oficinas com as crianças na Flimarzinha, cortejos, shows e apresentações grupos artísticos e folclóricos do município.

Sobre os homenageados

Aureliano Cândido Tavares Bastos: Escritor, advogado, jornalista, político. Conhecido internacionalmente e um dos grandes personagens do Brasil no século XIX, o patrono da cadeira n° 35 da Academia Brasileira de Letras, Aureliano Cândido Tavares Bastos, nasceu em 1839 em Santa Maria Madalena da Lagoa, hoje Marechal Deodoro.

Nelson da Rabeca: Mesmo não tendo nascido em Marechal Deodoro, foi na primeira capital do Estado que decidiu viver e constituir sua família. Sem ter frequentado escola e sem histórico musical na família, Nelson aprendeu a tocar rabeca sozinho aos 54 anos de idade, ao ver um violino pela televisão. É instrumentista, compositor e construtor de suas rabecas, ofício que aprendeu sozinho

Serviço:

O que: Lançamento Oficial da Flimar 2017