19 / 10 / 17

8ª Flimar é lançada com música e apresentações culturais em Marechal Deodoro

Oitava edição da Festa Literária acontece entre os dias 22 e 25 de novembro. Lançamento foi realizado na noite dessa quarta-feira, no Claustro do Convento de São Francisco, no Centro Histórico.

_mg_4666Músicas e apresentações culturais marcaram o lançamento da 8º edição da Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar), na noite desta quarta-feira (18). A Festa acontece entre os dias 22 e 25 de novembro e, este ano, ganhará novas dimensões para valorizar os artistas do município e fazer o resgate da cultura deodorense.

O lançamento, realizado no Claustro do Convento de São Francisco, contou com apresentações da banda de pífano Esquenta Mulher, a fanfarra da Escola Estadual Rosa da Fonseca, Filarmônica Manoel Alves, e o Pastoril do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Com o tema “Cultura da Escrita à Música”, esta edição irá homenagear dois grandes nomes da cultura deodorense, Nelson da Rabeca e Tavares Bastos. A Flimar vai oferecer aos presentes uma aproximação não só da cultura deodorense, mas de todo o estado.

Patrimônio do município e consolidada no calendário de eventos culturais, a Flimar foi formatada por uma Comissão Organizadora, formada por representantes das Secretarias Municipais de Governo, Comunicação, Cultura, e Turismo, com o objetivo de dar à festa literária uma nova roupagem, trazendo para os deodorenses o sentimento de pertencimento, para que possam prestigiar de fato os artistas da terra, além de fomentar a produção literária alagoana e à leitura.

Durante a solenidade, o prefeito Cláudio Filho Cacau destacou a importante mudança da Festa Literária, a valorização dos artistas deodorenses e parabenizou todo a comissão organizadora.

_mg_4396“Observei durante muitos anos que a Flimar não era um evento dos deodorenses. A Festa acontecia na cidade, mas a cidade não sentia a festa acontecendo, e, na nossa primeira reunião, foi decidido que este ano o evento sairia do auditório e iria para as ruas de Marechal Deodoro. Nós estamos trabalhando há meses nesse evento, para que ele se torne de fato um evento do povo de Marechal, enaltecendo a música, a cultura e o folguedo da cidade. Quero agradecer ao Governo do Estado pelo apoio e incentivo à nossa gestão, ao IFAL e a todos os parceiros deste evento. Essa Festa Literária não seria possível acontecer sem esse apoio”, disse o prefeito.

O secretário de cultura Diego Lima ressaltou a honra em poder reunir tantos deodorenses no lançamento da FLIMAR. “Isto mostra que a Flimar já conquistou moradores e artistas da nossa cidade e que, de fato, será dedicada ao munícipio. Além disso, estamos homenageando duas grandes personalidades do município, Tavares Bastos e Nelson da Rabeca, e vamos resgatar a cultura dos folguedos, grupos artísticos, mostrando ao Estado e ao País o que Marechal Deodoro tem de melhor”.

Pela primeira vez a Flimar terá parceria do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com a participação efetiva do Campus Marechal Deodoro durante todo o evento.

“Essa será a melhor edição da Festa Literária, porque agora podemos dizer que o IFAL e a Prefeitura estabelecem de fato uma parceria. Vamos participar na parte científica, com nossos professores e também na gastronomia, com os nossos alunos do curso, todos deodorenses”, disse a professora Socorro Santos, representante do IFAL.

PROGRAMAÇÃO

_mg_4530A programação da 8ª Festa Literária de Marechal Deodoro foi apresentada pelo curador da Flimar, o secretário municipal de Comunicação e professor, Lininho Novaes. De acordo com ele, a programação foi pensada para resgatar o sentimento de pertencimento dos deodorenses, além de trazer inovação.

“Essa oitava edição conta com um formato novo e diferenciado. Além de mesas redondas e apresentações, teremos o café literário e a feira gastronômica. Vamos tratar dos mais variados temas, trazendo para as discussões não só os autores de renome nacional, como os autores da terra, com atrações que atraem todos os públicos, com eventos acontecem em várias partes da cidade. Tudo pensado com muito carinho e cuidado, para que a Flimar se torne casa vez maior. Quem vier a Marechal Deodoro na Flimar vai respirar literatura e cultura”, disse o curador Lininho Novaes.

A programação é vasta e terá atividades realizadas em três polos. No Auditório Tavares Bastos, localizado na Praça Pedro Paulino, serão realizadas as mesas redondas. No Café Literário, localizado no Claustro do Convento, serão realizados bate-papos sobre diversos temas, encerrando com saraus. Na Tenda da Flimarzinha, localizada na Rua São Francisco, serão realizadas exposições, oficinas e um Festival de Artes, este último inédito, tudo voltado para o público infantil. No Palco Nelson da Rabeca, localizado no Cais da Lancha (Orla Lagunar), serão realizados os shows artísticos com vários artistas nacionais e locais, com destaque para o show Terra dos Marechais, formados por cantores deodorenses, e show Alagoas 200 anos, formado por vários artistas alagoanos.

O Cais da Lancha também será o palco do Cultura 360 Graus, voltado para as apresentações dos grupos artísticos, folclóricos e as Filarmônicas do município. Além disso, todos os dias, as ruas da cidade serão tomadas pelo Cortejo Literário, sempre nos finais de tarde. Confira a programação completa aqui: http://www.flimar.com.br/

Os secretários de Estado da Cultura e Comunicação, Melina Freitas e Ênio Lins, parceiros na realização do evento, prestigiaram o lançamento da FLIMAR e destacaram as mudanças como forma de fomentar a cultural local e evidenciando a importância das atividades que valorizam a arte alagoana.

Para a Secretária de Cultura do Estado, Melina Freitas, essa edição traz novas perspectivas e políticas literárias, homenageando os filhos da terra e levando serviços que aproximam o deodorense da cultura.

_mg_4614“Graças ao prefeito Cacau, a tradição da FLIMAR está viva e ampliada, tornando-se um projeto permanente, principalmente por ser no ano do bicentenário de Alagoas. A FLIMAR é exatamente o que Alagoas precisa, reconhecendo e valorizando a riqueza cultural, artística, literária que nós temos no Estado”, disse o Secretário de Comunicação do Estado, Ênio Lins.

O lançamento de abertura da Festa Literária de Marechal Deodoro, foi prestigiado pelos vereadores e secretários municipais, além dos secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, pelo presidente da Imprensa Oficial de Alagoas, Dagoberto Omena, e pelo bisneto de Marechal Floriano Peixoto, Lincoln Pena.

Após a solenidade de lançamento da 8ª edição da FLIMAR, foi servido um coquetel, e o evento foi encerrado com a apresentação do grupo Choro da Manguaba.