Secretaria de Saúde promove capacitação sobre Citologia com enfermeiros e coordenadores

A iniciativa faz parte de uma série de capacitações em preparação para o Circuito da Mulher, evento que prevê ações para a prevenção e tratamento de doenças em mulheres

Texto: Antônio Carlos Souto

21740540_1311143398995663_2335752706247676958_nVisando melhor atender a população, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação sobre Citologia com os profissionais da Saúde do município. A capacitação foi realizada na última terça-feira (13), sendo a primeira neste seguimento.

Ao todo, dezessete enfermeiras do PSF, além dos coordenadores do Nasf e da Promoção da Saúde participaram do treinamento, realizado em uma pousada na Praia do Francês.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Tânia Queiroz, a iniciativa faz parte de uma série de capacitações em preparação para um programa de saúde da mulher, que será lançado em breve no município, que prevê ações para a prevenção e tratamento de doenças; Além disso, ela explica que o treinamento contribui para a qualidade dos exames citológico.

“A capacitação de citologia é o primeiro passo para preparar a equipe para um programa de saúde da mulher que vamos iniciar em Marechal em breve. Esse é uma das várias capacitações de preparação da saúde continuada. Essas capacitações vão contribuir para dar uma assistência de qualidade para a população. É preciso preparar os profissionais e a capacitação de citologia fará com que haja uma coleta de exames com maior qualidade, além de facilitar o resultado, evitando que o usuário faça a repetição do exame”, afirmou.

No próximo mês, os participantes também receberão treinamentos de Abordagem de Sindrômica das Infecções Sexualmente Transmissíveis e de Puericultura Acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento Infantil.