21 / 09 / 17

Secretaria de Meio Ambiente e IMA realizam vistoria para ordenação das embarcações na Praia do Francês

Em uma ação conjunta, a Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro (SEMAD) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizaram uma vistoria no mar da Praia do Francês, na manhã desta quarta-feira (20), para a ordenação das embarcações e implantação de um turismo sustentável.

Durante a ação, as equipes envolvidas supervisionaram as áreas de ancoragem dos barcos e discutiram ações e medidas para a redução dos impactos ambientais causados pelos barcos, promovendo um turismo sustentável.

De acordo com Mateus Gonzalez, secretário municipal de Meio Ambiente, a vistoria tem o intuito de ordenar as atividades desenvolvidas pelos barqueiros da região da Praia do Francês. Com isso, o turismo desenvolvido na região causará menos impactos ambientais a praia.

“O objetivo é fazer o ordenamento do uso desses pontos de embarcações, tanto de embarque e desembarque, quanto para atracar aqui na hora de fazer o passeio, para que não venha prejudicar o meio ambiente. A gente está vendo a possibilidade da implantação de poita, que é um ponto fixo onde os barcos só fazem a amarração, não precisam jogar a ancora que muitas vezes acabam destruindo os arrecifes”, afirmou.

Além da Secretaria de Meio Ambiente, ação também contou com a presença de representantes dos barqueiros da Praia do Francês e integrantes da Fiscalização de Gerenciamento de Costeira Marítima do IMA.