Projeto ensina sobre alimentação saudável nas creches de Marechal Dedodoro

Um dos objetivos é fazer com que as crianças absorvam tudo o que é falado na escola e tornem-se multiplicadoras de saúde.

Texto: Sthefane Ferreira/Texto: Wellington Ferreira

_mg_8276A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretária Municipal de Educação, está realizando ações de conscientização e educação alimentar nas creches do município. O projeto tem o intuito de ensinar às crianças a importância de adquirir melhores hábitos alimentares.

Com dinâmicas nas salas de aula, a equipe da coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação, mostram para as crianças algumas frutas e verduras que ajudam no desenvolvimento, como por exemplo, a cenoura que possui vitamina A, que melhora a visão, além de auxiliar no crescimento e contribuir na formação dos dentes.

Durante as explicações, as crianças ouvem atentas e participam da atividade provando alguns alimentos. De acordo com a nutricionista e coordenadora do setor de Nutrição da Semed, Carolina Wanderley, além de ensinar às crianças sobre alimentação saudável, as atividades fazem com que as crianças sejam multiplicadoras da informação, levando para casa o que é aprendido na creche.

“O projeto também tem como objetivo fazer com que os alunos deixem de levar lanches que não são saudáveis para a escola e passem a comer mais a merenda que é produzida pelas nossas merendeiras, com alimentos de qualidade e refeições balanceadas. Ainda observamos muitas crianças levando refrigerante, biscoito recheados e salgadinhos, por exemplo”, explicou a coordenadora.

Além de mostrar frutas e verduras, a atividade também ensina, de forma lúdica, como montar pratos atrativos, fazendo com que as crianças sintam vontade em comer tudo o que é posto no prato.

“Nós queremos que as crianças absorvam tudo o que é falado, aprendendo a importância de comer bem e possam também ser multiplicadores de saúde, levando o exemplo para casa”, disse a nutricionista Carol Wanderley.

Além das creches, o projeto também é realizado nas escolas municipais, com os estudantes dos demais anos.