Prefeitura de Marechal Deodoro lançou Circuito da Mulher nesta segunda (25)

O Circuito é o maior programa de Saúde da Mulher já realizado no município. Lançamento acontece às 10h, na rodovia Edval Lemos, em frente à Escola Municipal Governador Luiz Cavalcante.

Texto: Izabelle Targino / Fotos: Wellington Alves

_mg_0031Desenvolver as políticas públicas de Saúde da Mulher em Marechal Deodoro. Este é o grande objetivo do Circuito da Mulher, um programa da Secretaria Municipal de Saúde, com foco na melhoria e qualidade dos atendimentos focados na mulher deodorense. O lançamento do programa aconteceu nesta segunda-feira (25), na rodovia Edval Lemos, em frente à Escola Municipal Governador Luiz Cavalcante.

Durante a solenidade, as mulheres deodorenses puderam conhecer como funcionará o programa. Além disso, o circuito tem a parceria do Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc-AL) que disponibilizou uma carreta para a realização de exames no município.

O Prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, esteve presente durante o lançamento do programa e falou da importância do cuidado a saúde da mulher.

“Saúde não se resolve de um dia para noite e a gente vem em um ritmo acelerado para melhorar a saúde de nosso município. Para mim, é um momento muito especial, cuidar da saúde da mulher é uma preocupação minha. Hoje é dado um passo importante, e as mulheres que cumprirem todo o circuito vai ganhar uma premiação. É uma forma de incentivar”, afirmou o prefeito.

Já o secretário de Saúde, Aérton Lessa, explicou que o programa surgiu como uma complementação do Saúde Pra Já, mas voltado exclusivamente para a Saúde da Mulher, que possui indicadores muito ruins no município.

“Este programa vem na sequência do Saúde Pra Já e agora realmente vamos começa a desenvolver as políticas de Saúde Pública como devem ser. É o primeiro projeto focado na mulher, então estamos revendo toda a estrutura de saúde da mulher, ampliando consultas, números de exames e vamos começar a realizar exames que não tinha disponíveis no município. Vamos trabalhar com a prevenção e também com tratamentos, seguindo todo o fluxo preconizado pelo Ministério da Saúde”, explicou o secretário.

Carreta do Sesc

Numa parceria com o município a Carreta do Sesc vai para o município para a realização de exames de mamografia. Num prazo de noventa dias, de acordo com o secretário de saúde, serão realizados aproximadamente três mil exames de mamografia, zerando a fila de espera existente no município.

A carreta está estacionada em frente à Escola Governador Luiz Cavalcante, conhecido como Faculdade. Este foi o local escolhido como forma de beneficiar os moradores do Centro e dos Canais.