Prefeitura de Marechal Deodoro entrega novo PSF de Taperaguá nesta segunda-feira (11)

Unidade será entregue à população deodorense em um novo prédio, completamente estruturado, com acolhimento humanizado e classificação de risco, além do Prontuário Eletrônico em funcionamento

Texto: Izabelle Targino e Sthefane Ferreira/Fotos: Wellington Alves

whatsapp-image-2017-09-08-at-09-42-11A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretária de Saúde, entrega nesta segunda-feira (11), o novo PSF de Taperaguá. A nova unidade está localizada na Rua Pergentina Pedrosa e vai substituir a antiga, com uma estrutura moderna e com um novo método no atendimento. A entrega acontece a partir da 9h30.

O novo PSF é todo climatizado, dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde e conta com salas de pré-consulta, farmácia, sala de consulta, consultório médico, consultório odontológico que terá atendimento todos os dias, sala de procedimentos, e uma sala especifica para o paciente tomar nebulização, com todo o conforto necessário, além de uma sala de citologia.

Os atendimentos no PSF de Taperaguá estão suspensos para que seja realizada a mudança e retorna à população na terça-feira, dia 12, após a inauguração.

Acolhimento com Classificação de Risco

_mg_6332Uma das novidades do novo PSF é que será implantado acolhimento com classificação de risco, onde os pacientes terão um atendimento mais humanizado.

Esta será a primeira Unidade de Saúde a ter o novo método implantado e, para isto, toda a equipe da nova unidade participou de uma capacitação, realizada na manhã desta sexta-feira.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Tânia Queiroz, além da valorização e qualificação do profissional da Saúde, o acolhimento com classificação e risco dará mais agilidade e qualidade no atendimento ao paciente.

“A partir de terça-feira, todo paciente que chegar à Unidade será atendido por uma equipe humanizada e preparada para dar o atendimento necessário ao paciente. Quando o paciente chegar à unidade ele terá, além do atendimento humanizado, a classificação de risco de acordo com o que apresentar. Aqueles que não forem urgentes, terá consulta marcada para o horário da tarde ou outro dia. Já aqueles mais urgentes, serão atendido de imediato. Além disso, os profissionais estão sendo preparados para fazer a escuta qualificada, que nada mais é do que ouvir, com bastante atenção, aquilo que o paciente tem a dizer, dando mais qualidade ao atendimento. É um trabalho que vai desde a recepção, passando por todos os profissionais”, explicou a diretora.

O secretário de Saúde, Aérton Lessa, destaca que a Saúde de Marechal Deodoro vem passando por uma grande mudança, não somente na estrutura das Unidades de Saúde, como também uma requalificação no atendimento, com capacitações e treinamento dos profissionais.

“Essa mudança trará grandes benefícios para a população, pois esse atendimento mais humanizado evitará que os pacientes sejam encaminhados para a emergência 24 horas com problemas que podem ser resolvidos com rapidez e eficiência no próprio PSF. Estamos trabalhando, com todo o apoio do prefeito Cacau, para construir uma nova saúde em Marechal Deodoro”, disse o secretário Aérton Lessa.