Novo PSF de Taperaguá é inaugurado e começa a funcionar nesta terça-feira (12)

Além de uma estrutura completamente nova, a nova Unidade de Saúde já começa a operar com Prontuário Eletrônico, acolhimento humanizado e com classificação de risco, além de uma sala de situação com monitoramento das informações dos pacientes da região online

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

_mg_8122O prefeito Cláudio Filho Cacau, acompanhado do secretário de Saúde, Aérton Lessa, entregaram o novo PSF de Taperaguá à comunidade. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), e contou com a presenta de vereadores, secretários e toda a comunidade.

O novo prédio, localizado na Rua Pergentina Pedrosa, vai substituir o antigo, que funcionava de forma improvisada. Preparado para dar conforto e comodidade aos usuários e servidores, a nova Unidade de Saúde é ampla, climatizada e conta com farmácia, sala de triagem, sala de vacina, consultório médico, consultório odontológico, sala de procedimentos, consultório de enfermagem, sala de esterilização, entre outros.

Durante a solenidade de inauguração, o secretário de Saúde, Aérton Lessa destacou os avanços da saúde no município, reforçando o apoio do prefeito Cacau e o trabalho em equipe.

“A entrega deste posto é mais uma ação do Programa Saúde Pra Já e hoje estamos entregando à população de Taperaguá uma Unidade que será modelo para as demais, com capacidade para atender pequenas urgências, desafogando um pouco a unidade 24h. O que nós queremos é oferecer uma saúde humanizada, moderna e com excelência ao deodorense e nada disso seria possível sem o empenho da equipe e o total apoio do prefeito Cacau”, disse o secretário.

Antes de fazer o descerramento da placa e conhecer as instalações da Unidade, o prefeito Cláudio Filho Cacau ressaltou o trabalho que vem sendo feito para mudar a saúde de Marechal Deodoro.

“É uma grande felicidade de, em tão pouco tempo, já estarmos colhendo os frutos das mudanças que estão sendo realizadas na Saúde em nosso município. Em oito meses de gestão entregamos hoje esta unidade totalmente nova. Antes dela, também entregamos a requalificação da Unidade do Barro Vermelho, reabrimos o posto das Pedras e estamos com várias passando por reforma. Tudo isso para melhor atender o deodorense. Parabéns a toda a equipe da Saúde”, disse o prefeito.

Atendimento humanizado e informatização

_mg_8195Além de toda a estrutura moderna, o novo PSF de Taperaguá marca uma nova fase na saúde pública de Marechal Deodoro, com humanização no atendimento aos pacientes e informatização das unidade.

O PSF de Taperaguá inicia o atendimento à população nesta terça-feira (12), já com o sistema do Prontuário Eletrônico em funcionamento, garantindo agilidade na marcação de consultas, e precisão nas informações para o enfermeiro, médico e dentistas durante as consultas aos pacientes. Além disso, a implantação do software do Prontuário Eletrônico acaba de vez com o uso do papel, gerando economia.

Outra novidade que tem início nesta unidade de Saúde é o acolhimento com classificação de risco para as demandas espontâneas. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Tânia Queiroz, a partir desta terça-feira (12), todos os paciente que chegarem à Unidade, terão um atendimento humanizado, com a classificação e risco.

“Quando o paciente chegar à Unidade, ele será avaliado pela equipe que vai fazer a escuta qualificada, entender a queixa do paciente, e avaliar se ele deve ser atendido de imediato, ou e pode agendar para um outro horário ou para outro”, explicou a diretora.