Mercado das Rendas de Marechal Deodoro passa por readequação do espaço e manutenção

Espaço permanece fechado até segunda quinzena de novembro, quando será reaberto com novo formato.

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

_mg_5303Com o objetivo de modernizar o espaço e valorizar as peças das rendeiras deodorenses, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), iniciou a readequação do Mercado da Rendas. Até o dia 22 de novembro, o espaço estará fechado.

No total, de cinco, o espaço passará a ter doze stands, divididos para mais de 25 rendeiras das cincos associações do município. Além da readequação do espaço, a Secretaria de Infraestrutura está realizando uma manutenção prédio, com serviços de pintura externa e interna, revisão do telhado e revisão da parte elétrica e hidráulica.

Após a reinauguração, o Mercado das Rendas ganhará outros tipos de artesanatos, passando a se chamar Mercado do Artesanato de Marechal Deodoro. O novo espaço também receberá alteração dos padrões de peças, área de convivência, setor administrativo, jardim de inverno, lanchonete entre outros.

De acordo com o secretário de Cultura, Diego Lima, a readequação do espaço é uma iniciativa conjunta da secretaria e da rendeiras dedorenses e vai trazer grandes benefícios aos artesãos deodorenses.

“As rendeiras e artesãos irão ganhar um fardamento novo, estamos trabalhando para organizar capacitações para qualificar o atendimento ao turistas estrangeiros, entre outros benefícios para incentivar o lindo e importante trabalho que elas fazem em nosso município. Nesta nova fase, a única despensa que elas terão será uma taxa fixa mensal, por associação, para manutenção predial”, afirmou o secretário.

Durante o período que o Mercado estiver fechado para readequação, a Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pretende realizar capacitações para fomento do artesanato local e diversificação dos modelos de peças de renda e bordados.

Além dos tradicionais peças já comercializadas, a ideia é ampliar a oferta com a produção de pelas de cama, mesa e banho, peças com conceito de moda, como camisas, saias, vestidos, peças de artesanato e decoração, entre outros.