Jovens deodorenses vencem Campeonato de Robótica e se classificam para etapa Nacional

Se classificados na etapa nacional, os alunos ganharão vaga para o Mundial da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que ocorrerá no próximo ano, em Toronto.

Com um robô altamente adequado para atuar em catástrofes naturais, os estudantes da Escola Municipal Maria de Araújo Lobo, venceram a disputa de nível fundamental do Campeonato Estadual de Robótica, neste sábado (23), e foram classificados para a etapa nacional, na cidade de Curitiba.

As equipes Big Team e Sky Fug, ambas da mesma unidade educacional, tinham como objetivo resgatar o maior número de vítimas possível, com os robôs produzidos para atuar nessas eventualidades. Com o equipamento, as duas equipes conseguiram resgatar quatro vítimas, ganhando destaque nas primeiras provas.

Os dois grupos conseguiram salvar o mesmo número de vítimas, porém uma das equipes obteve maior destaque na segunda fase, vencendo a etapa estadual e trazendo a medalha de ouro para a cidade.

A equipe Sky Fug obteve a mesma pontuação que a equipe classificada no segundo lugar, mas nos critérios de desempate o grupo acabou recebendo a medalha de bronze.

Os três estudantes: Petrus Sued, Phelipe Emanuel e Jean Honorato, foram treinados por um voluntário e ex-estudante da rede pública do munícipio, Matheus Lima, que já venceu o mesmo campeonato por duas vezes.

“É muito gratificante ver que crianças do ensino fundamental estão desenvolvendo desde pequenos, o interesse por ciências e tecnologia Eu me senti bastante realizado, por ver que meu trabalho está dando certo. Recebi muito apoio da equipe pedagógica da escola, da diretora e das coordenadoras, e isso foi fundamental para essa vitória”, afirmou Matheus.

Já na etapa nacional, que será realizada nos dias 09, 10 e 11 de novembro, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, as equipes terão um novo desafio, mas com o mesmo objetivo. Em um circuito quatro vezes maior que a da etapa estadual, os alunos terão que fazer algumas adaptações no equipamento, tanto nas partes físicas, quanto na programação.

Se classificados na etapa nacional, que conta em 2017 com mais de 140 mil inscritos, os alunos ganharão vaga para o Mundial da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que ocorrerá no próximo ano, em Toronto, no Canadá.