Guias de Turismo de Alagoas realizam visita técnica em Marechal Deodoro para criar tour no Centro Histórico

Atividade marca o encerramento de uma capacitação realizada pelo Sindicato dos Guias de Turismos de Alagoas, que preparou os profissionais para receber os turistas para a primeira capital do Estado

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

_mg_5285A cidade de Marechal Deodoro recebeu, nessa quinta-feira (31), um grupo de 25 guias de turismo que atuam em Maceió, para uma visita de campo no Centro Histórico do município. A visita marca o encerramento de uma capacitação realizada pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur/AL) sobre a história e o patrimônio de Marechal Deodoro.

Durante cinco dias, os guias, um total de 35, participaram de uma capacitação sobre a história, o patrimônio, a geografia e a importância do território não só para a história de Alagoas como para o turismo. Após a finalização da parte teórica, o grupo encerrou o curso com uma visita ao município. Durante todo o dia, os profissionais vivenciaram, na prática, o roteiro preparado, passando por ruas e patrimônios tombados pelo IPHAN, igrejas, museus, a casa onde nasceu marechal história das personalidades, igrejas, museus e a história de vida de personalidades deodorenses como Rosalvo Ribeiro, Rosa da Fonseca, Nelson da Rabeca, Tavares Bastos, entre outros atrativos culturais e artísticos.

“Viemos finalizar um trabalho de capacitação que já começou, há duas semanas, durante cinco dias. Um grupo de 25 guias vieram conhecer como é possível realizar um tour histórico numa cidade colonial e não só histórica. Hoje podemos dizer que os guias turísticos de Alagoas são profissionais preparados para realizar um tour histórico no município. Foi uma iniciativa do Singtur com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, com o objetivo de canalizar o turista para vir conhecer o Centro Histórico”, explicou o presidente do Singtur, Henrique Dantas.

_mg_5288Durante a visita ao município, os guias foram recebidos pelo prefeito Cláudio Filho Cacau que destacou a importância da iniciativa para fomentar o turismo histórico no município.

“Temos um município com um grande potencial para o turismo histórico, além das praias e gastronomia. A presença de vocês é muito importante e nós somos os maiores interessados em explorar o potencial turístico da nossa cidade. Temos muitos projetos para Marechal Deodoro, conseguimos alinhar com o Museu da República do Rio de Janeiro para trazer doze peças originais de Marechal Deodoro para ampliar o acervo da Casa de Marechal, entre outras coisas. Fico muito feliz com a iniciativa de vocês e podem contar com Prefeitura”, disse o prefeito Cacau.