18 / 09 / 17

Glaucoma: Pacientes que tiveram o colírio suspenso passarão por nova consulta

Ao todo, 21 pacientes farão uma nova consulta para confirmar ou não o diagnóstico de glaucoma ou de alguma outra doença

Texto: Sthefane Ferreira

dsc_0003Um mês após a realização do mutirão de consultas para reavaliar os pacientes do município assistidos pelo programa do Glaucoma, parte deles passará por uma nova avaliação. Ao todo, 167 pacientes foram reavaliados por médicos do Instituto da Visão. Destes, vinte e um tiveram o colírio suspenso e farão uma nova consulta.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro, no mutirão realizado no mês de agosto, após a avaliação médica, vinte e um pacientes tiveram o colírio suspenso por um prazo de trinta dias. Segundo o médico responsável, o oftalmologista Roberto Cesar, a suspensão do medicamento foi realizada nos pacientes que, a princípio, não apresentavam sintomas visíveis.

“Durante o mutirão, os pacientes que a princípio não apresentaram sintomas visíveis de glaucoma, nós suspendemos o colírio para que, após um mês, a consulta seja refeita e nós possamos ter certeza se o paciente sofre de glaucoma ou se é alguma outra patologia, como problema de pressão, por exemplo. Temos que ter este cuidado e mesmo que os pacientes não precisem de tratamento, o médico continuará fazendo todo o acompanhamento necessário”, explicou o médico.

Já os outros pacientes avaliados continuaram usando o colírio e agora aguardam a finalização do trâmite para que passem a ser acompanhados pelo Instituto da Visão, após firmar uma parceria com a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde.

A nova consulta será realizada na sexta-feira (22), no Centro de Especialidades Estácio de Lima (Posto Central).