Estudantes deodorenses treinam para disputar Olimpíada Brasileira de Robótica

Duas equipes da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo foram selecionadas em um torneio interno realizados por integrantes da equipe bicampeã estadual de robótica

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)/Fotos: Hiarlley Sabino

img_9586Seis alunos da Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo estão se preparando para disputar a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece dia 23 de setembro, no Cepa.  A participação dos alunos foi uma iniciativa do ex-aluno do EBEP Matheus Lima, bicampeão estadual de robótica, que iniciou as aulas na escola.

Durante um mês e meio, os alunos foram treinados e, após um torneio interno, duas equipes foram selecionadas. Os alunos estão produzindo um robô que deverá atuar em catástrofes naturais para salvar vidas, tirando as pessoas dos locais de risco e colocando-as em um lugar seguro.

Treinados pelo ex-aluno da EBEP, do Sesi e Senai, Matheus Lima, que teve essa iniciativa após ter participado e ganhado dois anos seguidos a etapa estadual da OBR, ele sentiu vontade de treinar alunos para assim conseguir o Tricampeonato e manter a tradição do município de Marechal Deodoro nas competições de robótica.

Os alunos foram selecionados a partir do desempenho nas notas e iniciaram o treinamento na escola para o torneio interno. Das quatro equipes, duas foram selecionadas pelos instrutores para se prepararem para a etapa estadual.

Os alunos das duas equipes selecionadas treinam na escola no horário oposto ao das aulas, que acontecem toda as segundas, quartas e sextas. As equipes são formadas por alunos dos 6º, 7º e 9º anos.

Para o instrutor e idealizador do projeto, Matheus Lima, além de incentivar os alunos, a participação deles no torneio também significa não deixar morrer a tradição que o município em participar deste tipo de campeonato.

img_9576“Eles possuem conhecimento no mesmo nível que os alunos de escolas particulares e têm muita chance de chegar na etapa nacional. É muito importante que o município mantenha equipes disputando e esta foi minha intenção. Marechal é a terra de cultura, música, pesca, cidade histórica e hoje podemos dizer que é a cidade da robótica, já que fomos premiados em campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. Estamos treinando bastando e contando com o apoio da Secretaria de Educação”, disse o instrutor.

São duas equipes que vão participar: Sky Fugue e Big Teen. Os nomes foram escolhidos a partir das iniciais dos alunos, ou através das características da turma. Sendo três alunos por equipe.

Além de aprenderem a manusear robôs, os alunos também aprendem noções de engenharia, fato que desperta o interesse levando-os a atuar profissionalmente na área de robótica ou engenharia.

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica acontece no dia 23 de setembro, no Cepa, a partir das 8h. O evento é aberto ao público.