31 / 08 / 17

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) oferta atividades para crianças e jovens dedodorenses

São realizadas atividades como dança, música, capoeira, esporte, entre outros, nos turnos da manhã e tarde. As atividades são realizadas no Centro Comunitário do Conjunto Gislene Matheus.

Texto: Sthefane Karoline (Estagiária)/Fotos: Wellington Alves

_mg_5208A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)  da Secretaria de Assistência Social, está realizando uma série de atividades no município. Estas atividades fazem parte do Serviços de Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social de Marechal Deodoro e são direcionadas para crianças a partir de 7 anos e adolescentes até os 17 anos.

Todas as atividades são realizadas no Centro Comunitário do Conjunto Gislene Matheus. Além das atividades, são abordados assuntos como: higiene pessoal, regras de convivência, meio ambiente, cidadania, pluralidade cultural, violência, esporte, lazer e sexualidade.

A ideia é que no horário da manhã as crianças que estudam a tarde estejam lá para fazer a prática das atividades, e no horário da tarde crianças que estudam pela manhã.

As atividades são divididas por grupos. Segundo Miriam Rocha, coordenadora do grupo com idade entre 7 a 14 anos, algumas crianças têm preferências por algumas atividades, mas o objetivo é envolver e despertar o interesse pelas demais. As crianças que apresentam melhor facilidade na leitura, irão fazer apresentações teatrais, e as que ainda apresentam alguma dificuldade no desenvolvimento da leitura estão adquirindo o hábito de ler diariamente, para também participar das próximas apresentações.

Nas aulas de artes cênicas, as crianças produzem materiais para o próprio uso, como por exemplo, fantoches que serão utilizados nas apresentações das crianças. Além de desenvolver técnicas para aprender a lidar com a timidez.

A cada mês, o SCFV trabalha um tema, agosto tratou de cultura, onde falaram sobre algumas histórias da cidade. No mês de setembro, o tema será Meio Ambiente, e as crianças e os jovens irão produzir produtos de reciclagem, como garrafas, cd’s e rolos de papel.

Para que os adolescentes tenham uma visão de empreendedorismo, acontece também aulas bijuterias. E a partir de segunda-feira (04), os alunos terão aulas de informática, na sede da MUDDE, na Terra da Esperança.

Após a reforma da sede do CRAS, que fica localizada na Rua da Praia, as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) serão realizadas no local, e terá transporte para buscar as crianças e adolescentes para assim receberem as aulas.

_mg_5197Para participar das atividades desenvolvidas pelo Serviço e Convivência Fortalecimento de Vínculo, as crianças e jovens devem estar inseridos no Cadastro Único. Quem tiver interesse em participar deve procurar a coordenação d SCFV no Centro Comunitário do Conjunto Gislene Matheus ou a sede do CRAS, localizado José Dias.

Confira os dias em que acontecem as atividades:

Segunda-Feira

Manhã             

07 a 12 anos: Dança e Artes, Orientação social, Esporte

13 a 17 anos: Dança e Artes, Orientação Social, Esportes

Tarde

Dança, Artes, Orientação social, Esporte

Terça-Feira

Manhã

07 a 12 anos: Artes, Capoeira, Música

13 a 17 anos: Capoeira, Artes, Música

Tarde

07 a 12 anos: Artes, Capoeira, Música, Dança, Pastoril

13 a 17 anos: Capoeira, Música, Artes

Quarta-Feira

Manhã

07 a 12 anos: Música, Artes, Capoeira, Orientação Social

Tarde

07 a 12 anos: Música, Artes, Capoeira, Orientação Social

Quinta-Feira

Manhã

SEM ATIVIDADES

Tarde

07 a 12 anos: Música, Esporte

13 a 17 anos: Música, Esportes

Sexta-Feira

Manhã

07 a 12 anos

SEM ATIVIDADES

13 a 17 anos

Oficina de costura para as meninas no CRAS

Tarde

07 a 12 anos

SEM ATIVIDADES

13 a 17 anos

Oficina de costura para as meninas no (CRAS)