PPA Online: Prefeitura de Marechal Deodoro lança sistema de consulta pública online

Município é o primeiro no Estado a disponibilizar a ferramenta para que a população participe, de forma online, do PPA. Lançamento aconteceu na noite desta sexta-feira (04), no Salão Nobre do Palácio Provincial.

Texto: Izabelle Targino/ Fotos Wellington Alves

_mg_2195O prefeito Cláudio Filho Cacau lançou, na noite dessa sexta-feira, a plataforma online de consulta pública PPA Online. Marechal Deodoro é o primeiro município a disponibilizar a ferramenta. A presentação do sistema aconteceu durante a solenidade de posse do Conselho das Comunidades de Marechal Deodoro.

O PPA Online é um sistema de coleta online de informações, propostas e sugestões de ações para que integrem o Plano Plurianual do Município nos próximos quatro anos. De acordo com Genildo Silva, o consultor e desenvolvedor da ferramenta, o morador vai poder acessar o sistema pelo endereço (PPA Oline) e responder sobre quais os problemas de sua comunidade e sugerir propostas de melhorias, ações e projetos.

“Os moradores vão poder ajudar o município com informações direcionadas e ao final do período, todas as informações serão compiladas e destinadas às secretarias para que incluam ações em seus planos”, explicou o consultor.

Durante o lançamento da plataforma, o prefeito Cláudio Filho Cacau destacou a importância da participação dos moradores para ajudar na construção do PPA. Além disso, o prefeito destacou que também serão realizadas as audiências públicas nas comunidades.

“O PPA é um planejamento de ações, projetos e programas que a prefeitura faz para que sejam executados nos próximos quatro anos. Então a participação da população é muito importante. Os moradores vão poder entrar no site de casa ou do trabalho, na comodidade do seu lar, e dizer ao prefeito qual a sua demanda. A partir destes dados vamos criar ações para colocar no Plano. Mas esta plataforma de consulta não vai substituir as audiências públicas. Elas vão acontecer também e será mais uma forma de ouvir as comunidades”, disse o prefeito.