Palestra e apresentações culturais marcam abertura do I Fórum Municipal de Educação

Diretores, coordenadores, professores, alunos, pais de alunos e toda a comunidade escolar discutem ações e projetos para a melhoria da Educação em Marechal Deodoro

Texto: Izabelle Targino/ Fotos: Wellington Alves

_mg_4439Diretores, coordenadores, professores, alunos, pais de alunos, conselheiros tutelares e toda a comunidade escolar lotaram o auditório do Instituto Federal de Alagoas em Marechal Deodoro, na manhã desta quinta-feira (24), para a abertura do I Fórum Municipal de Educação. Com o tema “Políticas Públicas e Perspectivas de Qualidade para a Educação Básica”, os participantes irão discutir as diretrizes da Educação do município.

Até esta sexta-feira (25) serão realizadas palestras, mesas e grupos de estudo para discutir propostas para a educação municipal nos mais diversos seguimentos.

O I Fórum Municipal de Educação foi aberto com a apresentação do coral do Novo Mais Educação da Escola Municipal Joaquim Gama, e a execução do hino nacional ao som do saxofone do seu Zezinho.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Educação, Marcelo Beltrão, destacou a importância do evento e do espaço para a discussão com a comunidade.

“O que nós queremos e devemos é pensar em fazer a educação pública que queremos para os nossos filhos e é em momentos como estes que temos a oportunidade de discutir e contribuir para transformar a educação do nosso município. Nós todos sabemos como está a Educação hoje em Marechal Deodoro e para mudar esta realidade, só depende de nós e do nosso foco nos alunos, que é nossa prioridade”, disse o secretário.

A abertura do I Fórum foi prestigiada por secretários municipais, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar diversas outros seguimentos da sociedade civil.

Durante dois dias, Governo Municipal, comunidade escolar, pais de alunos, professores, e representantes da sociedade civil organizada irão discutir e sugerir ações que promovam a melhoria da Educação do município, que serão levadas para a discussão em âmbito estadual.

Programação:

Dia 24 de Agosto (quinta-feira)

08h Plenária de Abertura – Auditório do IFAL

-Apresentação cultural: Coral Novo Mais Educação– Escola Municipal Joaquim Gama

-Execução do Hino Nacional

-Apresentação do Sr. Zezinho do Sax

10:30h – Palestra de abertura

Políticas Públicas e Perspectivas de Qualidade da Educação Básica – Dr. Ana Maria Vergner – UFAL

Políticas Públicas da Educação: Prof. Dr. Jailton Souza Lira – UFAL e

Educação Infantil: Doutoranda em Educação Infantil – UFAL Patrícia Gomes de Siqueira

Coordenação de mesa: Profª Mª em Educação Popular Comunicação e Cultura – UFPB Sara Ingrid Borba

12h – Encerramento para o almoço na Escola Eleuza Galvão (Escola Estadual Deodoro Fonseca) com a leitura da ata e demais informes.

Tarde

13h – Grupos de Estudos por segmentos coordenados pelos técnicos educacionais da SEMED/MD. Local: Escola Deodoro da Fonseca

Grupo 1 – Educação Infantil (Maria Cícera de Oliveira, Maria da Conceição R. Silva, Valdirene Maria da S. Santos Rocha)

Grupo 2 – Educação de Jovens e Adultos (Hélia Pinheiro Morais da Silva, Simone Cerqueira Peixoto)

Grupo 3 – Educação Especial (Monalisa A. Barros Curvello, Cícera Silvia Rocha, Sara Ingrid Borba)

Grupo 4 – 1°ao 5° (Aleteia do Nascimento Matias, Patrícia Soares Pinheiro, Isabel Cristina, Maria Denise Peixoto S. de Sena)

Grupo 5 – 6° ao 9° (José Wellington da Silva Ferreira, Amélia de Lima O. Barbosa, Marcio de Oliveira Gomes)

Grupo 6 – Valorização profissional e gestão democrática (Miriam da Silva e José Denison de Queiroz)

Grupo 7 – Educação do campo e Meio Ambiente (Lidiane Figueiredo de Andrade, Sara Ingrid Borba)

Grupo 8 – Educação Integral (Ricardo Almeida Maciel e Maria Roseane S. de Oliveira)

15h – Debate, análise da proposta dos grupos por segmentos

16h – apresentação das propostas/síntese no grupo; escolha de dois relatores para apresentar na plenária no dia seguinte.

17h –Encerramento

Noite

Reunião com os Técnicos Educacionais da SEMED/MD;

Dia 25 de Agosto (sexta-feira) –

08h30 – Apresentações culturais – Auditório do IFAL

-Escola Manoel Messias dos Santos – “A escola e a capoeira resgatando a cidadania e valorizando a cultura”

“Alagoas: Terra dos Marechais”

-Escoa Professora Lucas

Apresentação de dança

-Apresentação das propostas de cada segmento/eixo na plenária;

– Abertura na plenária para debates

– Leitura da ata

– Encerramento