Minha Casa Melhor: Prefeitura lança programa de reforma para residências atingidas pelas chuvas

Serão investidos R$ 4 milhões em recursos próprios e que vai beneficiar 800 casas que ficaram danificadas após as enchentes, com reformas.

Texto e fotos: Antônio Carlos Souto

dsc_0980Visando recuperar moradias que foram danificadas após as fortes chuvas que atingiram o município no final de maio, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, lançou na manhã desta sexta-feira (04) o programa municipal “Minha Casa Melhor”.

O programa vai reformar e fazer melhorias em 800 unidades habitacionais do município. O projeto, de autoria do Executivo e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, será executado com recursos próprios, um total de R$ 4 milhões de reais, para a manutenção, reforma e melhorias das residências atingidas.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, agradeceu o apoio de todos os envolvidos na aprovação do projeto e na realização do programa. O prefeito destacou ainda que esse investimento é fruto da economia que vem fazendo desde o início de sua gestão.

“É esse tipo de investimento que os deodorenses precisam, que vai dar mais dignidades para se viver. O recurso desse programa é próprio, é municipal. É o recurso que economizamos desde o início da nossa gestão, a economia com o carnaval e os impostos que os deodorenses pagam. Esta economia é para atender as reais necessidades do povo, afirmou o Prefeito.

O lançamento aconteceu em um evento realizado na Rua São Pedro, também conhecida como Rua da Praia, uma das mais atingidas pela cheia da Lagoa Manguaba. Reunindo a comunidade, beneficiários servidores e autoridades municipais, o lançamento do programa ‘Minha Casa Melhor’, foi marcado por muita emoção e alegria.

“Eu estou muito alegre. Agradeço a Deus que iluminou o coração do prefeito que está me dando essa oportunidade de fazer a reforma da minha casa, porque eu não tinha condição”, expressou dona Rosália, moradora da Rua do Arame que terá a casa reformada.

Além do prefeito e seu vice, Walter Avelino, o evento contou com a presença da Procuradora do Estado, Marialba Braga; secretários municipais, vereadores e servidores e a comunidade.

Escolha das Famílias

dsc_0987A avaliação das famílias beneficiadas pelo programa foi estabelecida pela Superintendência de Habitação, por meio de um cadastro prévio que seguiu critérios como renda familiar mensal até dois salários mínimos; famílias que compunham membro(s) idosos, ou com deficiência, ou menor(res) de 16 anos de idade; ou  formada apenas pela mãe, somente pelo pai ou por um responsável legal por crianças e adolescentes.

Também foram parâmetros de avaliação famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar. Em todos critérios foram apresentados documentos de comprovação das especificações declaradas.

Antes de iniciar as obras, um engenheiro irá até as residências para avaliar os estragos e dar um laudo informando qual obra deverá ser realizada na residência.