Em dez dias, nova ferramenta da saúde cadastra mais de 10 mil usuários em Marechal Deodoro

Texto: Antônio Carlos Souto

Em dez dias após a implantação de uma nova ferramenta por meio de tabletes na Atenção Básica do município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já conseguiu atingir uma marca de quase 11 mil deodorenses cadastrados. De acordo com Aérton Lessa, secretário municipal de Saúde, é estimado que em 60 dias, a nova tecnologia cadastre 90% dos usuários de todo município.

A aquisição da nova ferramenta é um grande avanço na gestão das informações dos usuários da saúde pública. A tecnologia irá permitir que a gestão possa ter um controle maior sobre os perfis, idades, gênero e até doenças dos usuários. No total, foram mais de 3,8 mil famílias e 3,7 mil domicílios visitados por 17 equipes de agentes comunitários.

“Com o uso da ferramenta, agora vamos ter os dados da saúde da população deodorense. Este é o nosso grande objetivo, porque vimos nestes primeiros meses de gestão, que a secretaria não possui estas informações. Se a gente quiser fazer uma ação para os idosos, por exemplo, nós não sabemos quem são eles, onde estão e quantos são. Em três anos de cadastro manual, a antiga gestão só conseguiu captar 50% dos dados, em 60 dias, conseguiremos 90% dessas informações”, explicou o secretário.