Alunos participam da 1ª Gincana Ambiental e recolhem materiais recicláveis em Marechal Deodoro

Alunos de quatro escolas municipais participaram de diversas provas e atividades relacionados ao Meio Ambiente. Gincana aconteceu no Ginásio da Escola Maria Petronila de Gouveia.

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

whatsapp-image-2017-08-30-at-12-11-01Alunos de quatro escolas municipais de Marechal Deodoro participaram, na manhã desta quarta-feira (30), da 1ª Gincana Ambiental. A gincana aconteceu no Ginásio da Escola Maria Petronila de Gouveia, e foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Marechal Deodoro (CoopMar), Cooperativa dos Recicladores de Óleo de Marechal Deodoro (Cooperóleo) e Projeto Jogue Limpo.

Durante a Gincana, os alunos das Escolas Municipais Joaquim Gama Filho, Professora Eleuza Galvão Rodas, Dr. Joviniano de Almeida Rodas e José Bispo da Silva tiveram que cumprir provas como uma paródia que falasse sobre coleta seletiva, educação ambiental, reciclagem e da lagoa Manguaba; perguntas e respostas sobre impactos ambientais relacionados ao descarte inadequado de resíduos; apresentar uma peça de fabricação artesanal feita com materiais reciclados e levar um cartaz com fotos dos impactos ambientais existentes no município.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, a realização da gincana tem o objetivo de não só falar sobre temas importantes, como também promover uma reflexão nos estudantes.

“A equipe de Educação Ambiental da secretaria vem estimulando a consciência ambiental dos alunos. Antes mesmo da gincana, no período de preparação, foram realizadas palestras nas escolas sobre coleta seletiva, impactos ambientais, descarte corretos dos resíduos entre outros. Então esta atividade tem o objetivo de promover ações que estimulem a reflexão sobre a coleta seletiva nas escolas, sensibilizando, de maneira prática e dinâmica, a comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental, especialmente, no que se refere aos cuidados na produção do lixo e a destinação correta dos resíduos”, explicou o secretário.

Ao todo, foram recolhidos pelos alunos 3.902 garrafas peti, 974 pilhas e baterias, 90.2 kg de materiais plásticos, 22 kg de alumínio, 442 placas de Raio X, 501 embalagens de óleo lubrificante e 267 litros óleo de cozinha.

_mg_4902Todos os materiais recolhidos pelos alunos como prova da gincana serão encaminhados para a CoopMar, Coperóleo e para o Projeto Jogue Limpo.

Vencedores e Premiação

Após a realização de todas as provas e a contagem dos pontos e avaliação da comissão julgadora, composta por representantes das secretarias municipais, cooperativas e SEBRAE, a grande campeã foi a Escola Municipal Professora Eleuza Galvão Rodas.

A escola vencedora foi premiada com um Passeio pelo Complexo Estuarino Lagunar Mundaú – Manguaba (CELMM), com o Barco Escola do IMA, troféu para Escola e medalha de ouro para todos participantes.

A segunda colocação ficou com a Escola Municipal Dr. Joviniano de Almeida Rodas, a terceira colocada foi a Escola José Bispo da Silva e o quarto lugar ficou com a Escola Joaquim Gama Filho, que foram premiados com medalhas de prata e bronze.