Saúde Pra Já chega aos canais com ampliação de exames e revitalização de unidade de saúde

Programa foi lançado na Massagueira na manhã dessa terça-feira (11) e ações irão beneficiar toda a região dos canais. Prefeito Cacau anunciou a revitalização da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Rita

Texto: Izabelle Targino/ Fotos: Antônio Carlos Souto

dsc_0223O programa Saúde Pra Já chegou à região dos Canais levando diversas ações de saúde que irão beneficiar os moradores da Massagueira, Barra Nova, Ilha de Santa Rita e povoados do entorno. O anúncio das ações foi feito pelo prefeito Cláudio Filho Cacau, durante um mutirão de saúde realizado na Unidade de Saúde da Massagueira, na Rua Nova, na manhã desta terça-feira (11).

Durante o evento, o prefeito Cacau anunciou a revitalização da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Rita. Esta será a terceira unidade de saúde que será revitalizada e requalificada durante o Programa Saúde Pra Já. As ordens de serviço de outras duas unidades, a Unidade Mista 24horas e a Unidade de Saúde de Taperaguá foram assinadas na tarde dessa segunda (10), durante o lançamento do programa em Marechal Deodoro.

Além disso, o município contratou mais um laboratório e está ampliando o número de coletas de exames laboratoriais. Antes, apenas um laboratório era responsável pela realização de coletas nas quinze unidades de saúde com PSF em toda Marechal Deodoro. Com a contratação de mais um laboratório que vai atender exclusivamente os canais, o número de exames realizados, tanto na cidade de Marechal Deodoro, como nas unidades de Saúde dos Canais vai dobrar.

Após assinar a ordem de serviço da revitalização da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Rita, o prefeito Cacau reafirmou o compromisso da gestão com a Saúde pública na região os canais.

dsc_0189“O Saúde Pra Já veio para priorizar o que é mais urgente e o que pode ser resolvido agora. Estamos iniciando um novo tempo na Saúde de Marechal Deodoro, uma saúde com qualidade e com o atendimento que os deodorenses merecem. Além disso, vamos revitalizar as unidades, qualificando o atendimento e deixando dentro dos padrões do Ministério da Saúde. E aqui na Massagueira, pelo menos uma vez na semana, o PSF vai ficar aberto até oito da noite, para atender as pessoas que trabalham o dia todo. Além disso, estamos com o projeto de abrir um Centro de Especialidades na Massagueira para atender toda a demanda dos canais”, disse o prefeito.

Durante o evento de lançamento do programa, a Secretaria de Saúde de realizou um mutirão de ultrassonografias e exames de sangue na Unidade de Saúde da Massagueira, para atender a demanda reprimida dos canais. De acordo com o secretário de Saúde, Aérton Lessa, esta ampliação no atendimento de exames de ultrassonografia vai acontecer até acabar com a demanda de mais de três mil pacientes na fila de espera.

“Hoje levamos o atendimento para a Massagueira, mas a partir da próxima semana o exame volta a ser realizado no Centro de Especialidades Professor Estácio de Lima, no Centro. Todas as terças-feiras são realizados em torno de cento e cinquenta exames de ultrassonografia, incluindo as gestantes. Até o mês de agosto, com as ações do Programa, vamos realizar quase dois mil atendimentos que vinha se acumulando ao longo dos anos em Marechal Deodoro”, disse o secretário.