Programa Saúde na Escola inicia campanha de combate e prevenção aos casos de piolhos nas escolas

Campanha terá foco no tratamento e prevenção de piolhos em alunos da Educação Infantil da rede municipal. Durante toda esta semana, gestoras do programa das secretarias de Educação e Saúde farão reunião com os pais e responsáveis

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Hiarlley

imgl9187As Secretarias de Saúde e Educação de Marechal Deodoro iniciaram, nessa segunda-feira (03), uma campanha de combate à pediculose nas escolas municipais de educação infantil. A campanha Passando o Pente Fino tem o objetivo de combater e prevenir casos piolhos nas crianças.

Durante toda esta semana, as gestoras municipais do Programa Saúde na Escola (PSE), tanto da Secretaria de Saúde, quanto da Secretaria de Educação, realizarão vistas e reuniões com os pais ou responsáveis pelas crianças em todos os Núcleos de Educação Infantil do município. Durante os encontros, a enfermeira e gestora do PSE da Secretaria de Saúde, Janaina Almeida, explica para as mães sobre o que é a campanha, qual a importância dela para as crianças e como se dará o tratamento.

“Nós vamos até as escolas para sensibilizar as mães sobre os riscos do piolho, principalmente nas crianças, que têm um contato mais próximo nas escolas, facilitando a infestação. Após passarmos todas as informações, solicitamos que elas assinem um termo que autoriza o uso da loção de tratamento nas crianças e ressaltamos que é importante que todas assinem porque, mesmo que a criança não tenha piolho, caso venha a ter, já temos a autorização para tratar”, explicou a gestora.

Toda a campanha é realizada nas escolas. Antes mesmo do início das reuniões, a gestora do PSE da Secretaria de Educação, a pedagoga Lidiane Figueredo, já havia solicitado às diretoras das unidades de ensino um levantamento das crianças que já apresentam casos de piolho. Entretanto, a campanha é feita de forma macro, pois além de tratar, visa prevenir novos casos.

Após a autorização dos pais ou responsáveis, o tratamento é iniciado na própria escola. Após o banho nas crianças, os cuidadores irão aplicar a loção no cabelo e este procedimento será repetido por quatro dias.

“A loção é específica para este tratamento e os cuidadores já estão orientados quanto à aplicação. Este procedimento vai ser realizado nas crianças que já foram identificadas com pediculose em todos os núcleos de educação infantil. Na próxima semana, passada a fase de tratamento, a gente volta nas escolas para avaliar os resultados”, explicou Lidiane.

imgl9197Além de esclarecer as dúvidas dos pais sobre todo o tratamento, as gestoras também passam orientações sobre a importância das crianças terem seus materiais de higiene pessoal. “Pedimos aos pais que separem, do que já tem em casa mesmo, uma toalha e um pente e leve para a escola. Isso é muito importante porque vai reduzir a possibilidade do contágio dos piolhos, já que podem ser passados pela toalha e pelo pente. Além de tratar, a prevenção é muito importante. Com esta campanha, nós queremos erradicar de vez a pediculose nas escolas e melhorar a qualidade de vida e de aprendizagem dos alunos”, disse a gestora Janaina Almeida.

Ao todo, a campanha será realizada nos sete Núcleos de Educação Infantil dos Municípios até o final desta semana.