Prefeitura reúne secretários e superintendentes para iniciar a elaboração do PPA 2108-2021

Durante reunião, gestores tiveram uma palestra sobre o Plano Plurianual e iniciaram a elaboração das diretrizes que irão nortear os próximos quatro anos de governo em Marechal Deodoro

whatsapp-image-2017-07-20-at-15-11-45A Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 do município. Para iniciar os trabalhos, a Secretaria de Planejamento realizou a primeira reunião para orientar e sensibilizar os gestores das pastas sobre as diretrizes do PPA.

O Plano Plurianual é o planejamento que os gestores fazem, no primeiro ano de governo, para elaborar as diretrizes, programas e projetos que devem nortear as ações do governo nos próximos quatro anos de gestão. O PPA é elaborado a partir do plano de governo dos gestores em conjunto com as necessidades e prioridades da população.

Nesta primeira reunião, os gestores assistiram a uma palestra ministrada pelo consultor Genildo Silva e, após as explicações, já iniciaram uma oficina sobre quais os planos de cada órgão, de forma macro, para os próximos quatro anos.

Nas próximas semanas serão realizadas oficinas quando serão trabalhadas as prioridades de cada pasta e, por fim, a elaboração dos programas e projetos.

Antes de ser encaminhado para a Câmara Municipal, o PPA será discutido em audiências públicas com a comunidade. O cronograma de audiências públicas está previsto pra o mês de agosto.

Após a realização das audiências, o PPA segue para a Câmara e, após a aprovação, se transforma em Lei, como explica o secretário de Planejamento, Carlos Junior.

“O encontro foi muito produtivo e importante para reforçar com os gestores sobre a relevância do Plano. O prefeito Cláudio Filho Cacau não pode participar da primeira reunião, mas orientou que temos que construir um plano atendendo às necessidades dos deodorenses, mas que seja possível de ser executado, beneficiando o município e os dedodorenses nos próximos quatro anos. Em breve nós divulgaremos as datas das audiências com a população”, explicou o secretário.