28 / 07 / 17

Prefeitura e Conselho Municipal realizaram IX Conferência Municipal de Assistência Social

Evento aconteceu no Auditório do IFAL e escolheu os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual

Texto: Izabelle Targino/ Fotos: Hiarlley Sabino

imgl0190A Prefeitura de Marechal Deodoro e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram, nessa quinta-feira (27), a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no auditório do IFAL e elegeu os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual.

A Secretária de Assistência Social, Iolanda Alcântara, destacou a importância da Conferência para a discussão das diretrizes para a política da Assistência Social no município nos próximos dois anos.

“A Conferência é um momento muito importante, é onde nós discutimos e fazemos uma reflexão sobre a garantia dos direitos. Desta conferência sairão as diretrizes das ações da Assistência em Marechal Deodoro para os próximos dois anos”, disse a secretária.

Com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”, o evento foi organizado em quatro eixos: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia dos direitos socioassistenciais; e A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassisteniais.

O evento foi aberto com a apresentação dos jovens da Filarmônica Aconchego e, após a formação da mesa, os participantes assistiram a uma palestra com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”, ministrada pela superintendente de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Elisberlânia Correia.

Participaram da IX Conferência Municipal de Assistência Social a secretária municipal de Assistência Social, Iolanda Alcântara; o secretário de Governo, representando o prefeito Cláudio Filho Cacau, Luciano Vasconcelos; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Valdeia Amorim Rebelo; a Superintendente de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social e demais autoridades, Elisberlânia Correia.

Após as palestras, foram formados os quatro grupos que discutiram os eixos e apresentaram propostas do município, que serão levadas para a Conferência Estadual, pelos delegados e suplentes eleitos:

Dayara Greyce dos Santos – Profissional da área;

Claudete dos Santos – Projeto Alfa;

Lenucia Santos de Araújo – Associação dos Moradores da Massagueira;

José Wilams dos Santos – Representante da Juventude;

Valdeia Maria de Araujo – Representando a Assistência Social;

Veronica Rufino – Representando a Assistência Social;

Margarida Aurea Lisboa – Representando a Educação

José Genildo da Silva – Representando a Educação.