Prefeito lança Programa Saúde Pra Já e anuncia revitalização de Unidades de Saúde

Além das reformas das Unidades de Saúde, durante lançamento do programa, pacientes acompanhados pelo programa do glaucoma pegaram as marcações para consultas oftalmológicas de reavaliação

dsc_0070O prefeito Cláudio Filho Cacau, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Aérton Lessa, lançou, na tarde desta segunda-feira (10), o Programa Saúde Pra Já, um conjunto de ações que visam reduzir as demandas reprimidas do município e requalificar os serviços.

Além de ampliar o número de exames, o número de consultas de especialidades, dobrar o número de exames laboratoriais, anunciar abertura do Centro de Especialidades Professor Estácio de Lima aos sábados com atendimento de reumatologista, o Programa Saúde Pra Já também engloba a revitalização das unidades de saúde do município.

Durante o lançamento do programa, o prefeito Cacau assinou duas ordens de serviços de obras nas unidades de Saúde. A primeira delas foi a ordem de serviços da revitalização da Unidade Mista 24 horas, que passará por uma reforma para dar mais conforto para pacientes e servidores. A outra ordem de serviço assinada foi da nova Unidade de Saúde de Taperaguá, que passará a funcionar em um novo prédio, que será preparado para receber todos os serviços, dando mais qualidade no atendimento aos pacientes.

De acordo com o secretário, o programa, que tem previsão de durar um ano, pretende acabar com as demandas reprimidas do município e requalificar as unidades de saúde. “Após um levantamento realizado nos primeiros seis meses de gestão, nós realizamos um planejamento e agora vamos apresentar os resultados. Vamos acabar com toda a demanda reprimida de exames, principalmente as ultrassonografias, consultas, exames laboratoriais, além das reformas das unidades de saúde. Para isto, vamos qualificar os funcionários, ampliar o número de médicos, e também lançamos a pesquisa de satisfação, para que a população possa nos ajudar nesta mudança apontando os problemas e sugestões”, disse o secretário.

Após assinar as ordens de serviço, o prefeito Cacau reafirmou que a saúde é uma das prioridades da sua gestão e destacou o compromisso da Prefeitura e da Secretaria de Saúde com os deodorenses.

“Hoje é um dia muito importante, pois estamos dando o pontapé inicial para a realização de diversas ações na saúde do nosso município. Algumas ações nós já começamos antes mesmo de lançarmos o programa, como os mutirões de ultrassonografia, a ampliação da coleta de exames laboratoriais com um novo laboratório que está atuando exclusivamente na região dos canais e a pesquisa de satisfação. Além das ordens de serviço assinadas hoje, nesta terça-feira, na Massagueira, iremos assinar a ordem de serviço da revitalização da Unidade de Saúde da Ilha de Santa Rita e, em breve, anunciaremos as próximas. É um novo momento na saúde pública”, disse o prefeito.

Consultas de Reavaliação dos Pacientes com Glaucoma

Durante o evento, para marcar o Dia Mundial da Saúde Ocular, todos os pacientes do município que são acompanhados pelo programa do Glaucoma assistiram uma palestra sobre Glaucoma e Catarata, ministrada pelo oftalmologista do município, doutor Roberto Cesar, onde puderam esclarecer dúvidas a respeito da doença.

Além disso, os pacientes pegaram as fichas de marcação das consultas de reavaliação que serão realizadas no município em parceria com o Instituto da Visão.