Prefeito Cláudio Filho Cacau dá posse aos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Conselho, criando pela Lei 740/2011, estava desativado desde abril de 2016. Após a posse, foi realizada a primeira reunião com os novos membros

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Hiarlley Sabino

imgl9588O prefeito Cláudio Filho Cacau deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro. A solenidade de posse aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), no Salão Nobre do Palácio Provincial.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente, desativado desde abril de 2016, é um órgão deliberativo e consultivo, e tem a responsabilidade de propor e avaliar a implantação da política municipal de Meio Ambiente. Além disso, também é responsável por auditar e avaliar a gestão do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho, o secretário de Meio Ambiente Mateus Gonzalez, destacou a importância da atuação do Conselho e participação na gestão o município.

“O Conselho tem uma responsabilidade de atuar junto com a gestão, no esclarecimento de dúvidas, na tomada de decisão. Por ser consultivo e deliberativo, na dúvida, a gestão pode consultar o conselho para tomar as decisões corretas. O conselho é paritário, formado metade por representantes da gestão e metade pela sociedade civil organizada”, explicou o presidente e secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez.

Após dar posse aos membros, o prefeito Cláudio Filho Cacau parabenizou os membros e reforçou o compromisso da gestão em atuar de forma correta, planejando e protegendo o ecossistema do município.

“A Secretaria de Meio Ambiente vem fazendo um grande trabalho e com a reativação do Conselho, vamos avançar ainda mais, protegendo, planejando melhor e organizando as ações do meio ambiente em Marechal Deodoro. Vamos fazer uma gestão democrática, ouvindo as opiniões, com um conselho participativo e atuante, para somar com a gestão. Uma união de forças, opiniões e ideias para fazer Marechal crescer ainda mais. Parabenizo a todos que aceitaram participar do Conselho. Temos um grande caminho a avançar”, disse o prefeito.

Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Representantes do Poder Público:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente:

Titular: Mateus Gonzalez; Suplente: Dagoberto Costa Silva de Omena

Secretaria Municipal de Turismo:

Titular: André Ramalho; Suplente: Alexsandra Walesk Costa Barreto

Secretaria Municipal de Saúde:

Titular: Alexandre Leite Santos; Suplente: Jandira Vieira dos Santos Caetano

Secretaria Municipal de Planejamento:

Titular: Carlos Junior; Suplente: José Lúcio da Silva

Secretaria Municipal de Educação:

Titular: Lidiane Figueiredo de Andrade; Suplente: Denise Peixoto Santos de Sena

Representantes da Sociedade Civil Organizada

Colônia de Pescadores Z-6:

Titular: Jailson da Silva; Suplente: Ronaldo dos Santos

Usina Sumaúma:

Titular: Ivo Gustavo Santana Pepe; Suplente: Adriano Gomes Canuto

Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares:

Titular: Mauro Vasconcelos; Suplente: Carlos Eugênio Tenório

Instituto Federal de Alagoas

Titular: Éder Junior Cruz de Souza; Suplente: Marília Costa Gois

E representantes da Associação das Indústrias do Pólo Multifabril.