Estudantes de Marechal Deodoro realizam prova de avaliação do Programa Mais Educação

Com resultado do desempenho dos estudantes em português e matemática, Secretaria de Educação irá traçar as ações de reforço direcionado aos estudantes com maior dificuldade na aprendizagem

Texto: Izabelle Targino

whatsapp-image-2017-07-12-at-11-50-22Os estudantes das escolas municipais de Marechal Deodoro realizaram, nesta quarta-feira (12), a prova de avaliação do Programa Novo Mais Educação. A avaliação foi aplicada em dezoito escolas municipais cadastradas no programa, num total de 1.995 alunos dos terceiros, quintos e nonos anos.

Programa Novo Mais Educação tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar. Com o resultado da avaliação, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Educação, vai fazer um diagnóstico do desempenho dos estudantes nas disciplinas de português e matemática para traçar a estratégia de reforço escolar no horário ampliado.

De acordo com o coordenador do programa Novo Mais Educação em Marechal Deodoro, Ricardo Maciel, os resultados são gerados por um sistema de monitoramento disponibilizado pelo Ministério da Educação, a Secretaria vai definir como será o trabalho na jornada ampliada nas escolas.

“O programa trabalha com o reforço na aprendizagem e a melhoria do desempenho em português e matemática das crianças e dos adolescentes, e isso é realizado com o acompanhamento no turno oposto ao da aula, realizado pelos monitores. O foco do programa também é melhorar o desempenho dos alunos na avaliação do IDEB. Nas escolas cadastradas, os alunos estudam em tempo integral e terão o acompanhamento específico de acordo com o grau de dificuldade”, explicou o coordenador.

O secretário de Educação, Marcelo Beltrão, destaca a importância do diagnóstico para o planejamento das ações de melhoria da educação em Marechal Deodoro.

cffa51da-6e08-48dc-a4c6-ac0500faba89“Este é uma das ações importantes para que a gente possa identificar as principais dificuldades dos nossos estudantes dos terceiros, quintos e nonos anos, e corrigir os problemas ao longo do ano letivo. Com o diagnóstico apontado nesta avaliação, vamos saber exatamente como fazer o acompanhamento, de forma individualizada e direcionada, dos estudantes, reforçando as aulas de português e matemática. O objetivo de tudo isso é, além de corrigir as dificuldades dos estudantes, é aumentar nosso desempenho no IDEB”, disse o secretário.

Programa Novo Mais Educação

O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

O Programa tem por finalidade contribuir para a alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico; reduzir o abandono, reprovação, e distorção idade/ano; ampliação do período de permanência dos alunos na escola, entre outras coisas, mediante a ampliação da carga horária dos alunos nas escolas.