Cocadeiras deodorenses se formalizam junto à Sala do Empreendedor e garantem benefícios

Formalização vai trazer diversos benefícios às cocadeiras deodorenses. Até o final do ano a Sala do Empreendedor tem o objetivo de formalizar todas as cocadeiras do município

Texto: Antônio Carlos Souto/ Fotos: Hiarlley Sabino

imgl7856Tendo em vista as potencialidades do comércio e produtos característicos da cidade de Marechal Deodoro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, por meio da Sala do Empreendedor, já formalizou oito cocadeiras do povoado da Massagueira no programa do Microempreendedor Individual (MEI), do SEBRAE.

A iniciativa de se formalizar como microempreendedoras partiu após incentivo da Prefeitura de Marechal Deodoro. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o programa garante diversos benefícios às vendedoras de cocadas, que têm grande potencial para ampliação a comercialização do produto no município. Além disso, a intenção é que até dezembro deste ano, todas elas estejam cadastradas no programa.

A formalização junto ao MEI traz grandes benefícios para os pequenos e médios empreendedores e comerciantes deodorenses. Por meio do programa, é possível realizar a abertura e cadastro da empresa e buscar incentivos para o fomento do seu comércio. Além disso, o programa garante que o beneficiário saia da informalidade e passe a ter o direito a abrir conta corrente pessoal e jurídica, assim como recolhimento do INSS, poder de compra como pessoa jurídica e negociar preço na hora da compra de produtos.

As microempreendedoras também poderão participar de licitações e comercializar os produtos para eventos, uma vez que as empresas estão formalizadas e podem dispor de notas fiscais. Benefícios como aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, e pensão, em caso de morte da empreendedora, também são garantidos após a formalização do serviço.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico também está trabalhando para que seja aberto a Associação das Cocadeiras de Marechal Deodoro.