Ciclo de palestras incentiva a implantação da coleta seletiva nas escolas de Marechal Deodoro

Alunos e quatro escolas da rede municipal assistiram a palestras, realizadas pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. A ação faz parte da preparação dos estudantes para a Gincana Ambiental que será realizada em agosto

Texto: Izabelle Targino

d923cc8a-9ff1-42a8-90f9-a48ef5427878A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro está trabalhando no projeto de implantação de coleta seletiva no município. Para isso, além de incentivar a criação de cooperativas de catadores, de recolhimento de óleo de cozinha e de óleo diesel, realizou um ciclo de palestras nas escolas municipais.

Entre os dias 10 e 14 de julho, a equipe de Educação Ambiental esteve nas Escolas Municipais Joaquim Gama, Prof. Eleuza Galvão Rodas, Dr. Joviniano de Almeida Rodas e José Bispo da Silva, onde conversaram com os estudantes sobre coleta seletiva e a importância da destinação correta dos resíduos sólidos. A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação.

A atividade faz parte da preparação dos estudantes destas quatro escolas para a I Gincana Ambiental, que acontece no final do mês de agosto. Além de incentivar a implantação da coleta seletiva nas escolas, o ciclo de palestra também teve o objetivo despertar a consciência ambiental nos alunos, por meio de atividades contínuas que serão realizadas nas escolas antes e depois da gincana.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, o trabalho está sendo realizado a princípio nestas quatro escolas, mas em seguida será ampliado para as demais. “Fizemos este trabalho como uma preparação para a gincana e uma das atividades é a coleta e separação dos resíduos. Mas na verdade o trabalho será contínuo, em parceria com a Secretaria de Educação, para que a escola faça a coleta seletiva. Em breve, o sistema será implantado em todo o município e as escolas sairão na frente. É um pontapé inicial para implantação da Coleta Seletiva em nosso município”, explicou o secretário.

A I Gincana Ambiental será realizada no final de Agosto, com a participação de quatro escolas municipais.