13 / 06 / 17

Transparência Alagoas: Prefeito Cacau assina termo de cooperação com o Estado

Marechal Deodoro foi o primeiro município a solicitar a adesão e será piloto na implementação do Programa

whatsapp-image-2017-06-13-at-16-36-40O prefeito Cláudio Filho Cacau assinou, na tarde desta terça-feira (13), o termo de cooperação para a implementação do Programa Transparência Alagoas. O termo foi assinado,  junto com a controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, na sede da Controladoria Geral do Estado.

O município de Marechal Deodoro foi o primeiro a solicitar a adesão ao programa, tornando-se o município piloto no Estado. O Programa tem o objetivo de auxiliar no efetivo cumprimento da Lei de Acesso nos municípios alagoanos, fornecendo algumas ferramentas que possam dar amplitude às medidas de transparência. A ideia é promover a cooperação técnica entre Estado e municípios, de forma dinâmica, com o propósito de estimular a ética, a transparência e a proximidade com a sociedade.

Entre as ferramentas disponibilizadas pelo Estado está o novo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic), desenvolvido com mais robustez, trazendo novas funcionalidades e visando dar mais acessibilidade ao cidadão que desejar uma informação pública. A nova plataforma é um produto genuinamente alagoano, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e CGE, disponível desde o dia 7 de junho para o cidadão alagoano.

Para o prefeito Cláudio Filho Cacau, a adesão ao programa é um passo muito importante para o município. “Esse projeto chega em um grande momento. Vamos utilizar das ferramentas mais modernas, garantindo que todo e qualquer cidadão tenha acesso às informações. Nesse caminho, vamos construir um município transparente, com responsabilidade e respeito ao dinheiro público”, disse o prefeito.

A assinatura do termo contou com a presença do secretário de Finanças, Marcos Vinícios, do Controlador Geral e Felipe Caribé.

Texto: Secom/MD com Secom/AL