Secretário apresenta ferramenta de monitoramento de saúde em São Paulo

Marechal Deodoro foi o único município do Nordeste com participação no Workshop Experiências Gestão em Atenção Primária do Hospital Israelita Albert Einstein

Texto: Antônio Carlos Souto

whatsapp-image-2017-06-23-at-08-18-29Após tornar Marechal Deodoro pioneira no monitoramento da saúde da população, o secretário municipal de Saúde, Aérton Lessa, representou o município no Workshop Experiências Gestão em Atenção Primária do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, nessa quarta-feira (21). Marechal Deodoro foi o único município do Nordeste com participação no evento.

Durante o Workshop, o gestor abordou o tema “Superando desafios de monitoramento e promoção de saúde com tecnologia”.

O tipo de tecnologia aplicado em Marechal Deodoro tornou Alagoas destaque pelo ótimo desempenho do projeto, sendo o único sistema do Norte e Nordeste com grande êxito, por seu desenvolvimento simplista e ainda de baixo custo. O projeto consiste em monitorar a saúde da população por mensagem via aparelho celular.

O secretário explicou ainda como funciona o projeto. “Durante as visitas, os agentes vão pegar o contato de, pelo menos, um morador da residência para cadastrar na ferramenta. Mas qualquer cidadão que teve contato com a água das enchentes pode começar a receber as mensagens e, para isso, basta enviar a palavra enchente para o número 28403 e já passa a receber. As mensagens são gratuitas e não precisa ter crédito no celular para enviar”, explicou Aérton.